«« Voltar
INTERAÇÃO UDESC - COMUNIDADE: Construção do conhecimento no meio rural e urbano (Cópia) 21-09-2015 (Cópia) 17-09-2016 (Cópia) 12-09-2017
Protocolo do SIGProj:   282309.1534.6696.03102017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Edir Oliveira da Fonseca
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEO - Centro de Educação Superior do Oeste
Unidade de Origem
  DCZ - Departamento do Curso de Zootecnia
Resumo da Ação de Extensão
  O programa de extensão universitária objetiva promover conhecimento e troca de experiências entre Universidade e sociedade em geral, envolvendo: população urbana, produtores rurais, técnicos do setor agropecuário e alunos de cursos do ensino fundamental, médio e superior da Região Oeste do Estado de Santa Catariana. A proposta prevê três ações, que são: 1a) Noções Básicas de Geodésia e Navegação com Receptores de Sinal de satélite (NRSS); 2a) Manejo da Bovinocultura de Leite; 3a) Planejamento, empreendedorismo e Gestão Rural. A primeira ação citada será desenvolvida através de curso e as demais por meio de palestras. O programa visa: a) buscar parcerias com ONGs e sociedade para com isso contribuir na minimização da problemática envolvendo a capacitação do homem do campo e o uso novas tecnologias, com curso sobre Noções Básicas de Geodésia e Navegação com Receptores de Sinal de Satélite. O programa já desenvolveu ações nos municípios: Chapecó, Concórdia, Modelo, Saudades, Xanxerê, Riqueza, Palmitos, São Miguel do Oeste, Campo Erê, Cordilheira Alta, Guatambú, Caxambú do Sul e Lindória, SC. Para os anos de 2018 e 2019 pretende-se repetir municípios onde já existe parceria e ampliar atendimento a outros municípios que ainda não foram contemplados, de acordo com demandas levantadas e disponibilidade de recursos financeiros e pessoais. A metodologia adotada visa o diálogo entre os participantes, de forma que os mesmos sintam-se a vontade para emitir opiniões, facilitando a troca de experiências e o aprendizado.
Palavras-chave
   Bem-estar animal, Navegação com GPS, Bovinocultura de Leite, Planejamento, gestão.
Público-Alvo
  Comunidade urbana e rural, com participação de Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos do Instituto Federal Catarinense (IFC). Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos de escolas municipais e estaduais localizadas na Região Oeste de Santa Catariana. Membros da comunidade urbana de Chapecó, SC, Produtores Rurais, Técnicos do Setor Agropecuário e alunos de Escolas do Ensino Fundamental e Médio do Estado de Santa Catarina. Também faz parte do público alvo previsto, participantes de feiras relacionadas ao setor agropecuário, realizadas na Região Oeste do Estado de Santa Catarina, onde o programa de extensão deve ter sua inserção. Além disso há previsão de participação da prefeitura Municipal de Chapecó, SC.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Emissoras de Rádio e Jornais locais
«« Voltar