«« Voltar
Programa Socialização de Software e Hardware Livre - COLMÉIA - 2018
Protocolo do SIGProj:   282247.1534.117318.15092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Gilmario Barbosa dos Santos
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CCT - Centro de Ciências Tecnológicas
Unidade de Origem
  DCC - Departamento de Ciência da Computação
Resumo da Ação de Extensão
  O termo Software e Hardware livre é aqui utilizado em referência à modalidade de desenvolvimento baseada nas quatro liberdades. Não se trata de referência a um software e hardware gratuito, cuja obtenção é isenta de qualquer custo, deseja-se fazer referência ao projeto de software e hardware aberto, o qual pode ser estudado, modificado, melhorado e associado a outras soluções abertas. Além de fomentar a cultura de desenvolvimento aberto -- a disseminação dos conhecimentos continuará a ser feita de maneira geral em todas as ações deste programa. Para a Edição de 2018/2019 três ações estão sendo propostas com essa finalidade: Ação 1: 'Eventos de Socialização do Software e Hardware Livre': que compreende socialização através da organização de oficinas de software livre e eventos nas áreas pertinentes ao programa; Ação 2: 'Sistemas Cognitivos em HW/SW Livre': a Computação Cognitiva é um sistema de Inteligência Artificial (IA) capaz de compreender e interpretar grande volume de dados a partir de linguagem natural, imagens, textos e de outros dados, estruturados e não estruturados. Em outras palavras, reduz esforços, reage rapidamente aos problemas, previne falhas e provém o impacto nos negócios. A proposta é identificar software e hardware livre já disponíveis na área de Computação Cognitiva e contribuir para a melhoria e divulgação destes software para a comunidade e; Ação 3: 'Socialização de Software e Hardware Livre:' que propõe atuação junto à sociedade atendendo a demandas de treinamento, desenvolvimento de soluções práticas com o uso de hardware e software livre.
Palavras-chave
   Software livre, hardware livre, comunidade, cooperação
Público-Alvo
  Acadêmicos(as), Professores(as) , Profissionais liberais, comunidade de Software e Hardware livre nacional/internacional e comunidade em geral de Santa Catarina e de outros estados (e.g., Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, etc.), sendo o público interno e externo a UDESC.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Internet: http://www.colmeia.udesc.br/ Coordenador: janine.kniess@udesc.br Setor de Comunicação da Udesc: comunicação.cct@udesc.br
«« Voltar