«« Voltar
Animais de companhia - do diagnóstico a difusão do conhecimento
Protocolo do SIGProj:   282241.1534.7228.22092017
De:05/03/2018  à  19/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Sandra Davi Traverso
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CAV - Centro de Ciências Agroveterinárias
Unidade de Origem
  DMV - Departamento de Medicina Veterinária
Resumo da Ação de Extensão
  Este programa destina-se a dar suporte de diagnóstico a médicos veterinários que trabalham com animais de companhia e incentivar o desenvolvimento de uma rede de divulgação de saberes sobre a sanidade e diagnóstico desses animais. Para tanto serão realizados 3 projetos inter-relacionados: 1) Diagnóstico pós mortem de animais de companhia. 2 )Diagnóstico histopatológico de biópsia e 3) Difusão dos saberes. O projeto DIAGNÓSTICO PÓS MORTEM consiste na realização de necropsia de animais de companhia. Os animais encaminhados para o Laboratório serão necropsiados e amostras de vísceras serão coletadas, em formol 10% para exames histológicos e refrigeradas para exames microbiológicos. O projeto DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO consiste nas análises das biópsias enviadas ao laboratório, que serão fixadas em formol 10 % e processada para exames histológicos. Todas os materiais provenientes dos dois projetos acima serão processadas rotineiramente pela técnica de coloração de Hematoxilina e Eosina. Sempre que necessário colorações histoquímicas e imunohistoquímias específicas para agentes bacterianos, virais e parasitários serão realizados para a conclusão do diagnóstico. Na posse do diagnóstico esse será emitido e enviado ao clínico remetente do material, para que as medidas cabíveis sejam tomadas. O Projeto DIFUSÃO DOS SABERES consiste na divulgação dos dados e conhecimentos obtidos com os dois projetos anteriores. Ao término do ano os dados serão compilados e divulgados por meios de boletins impressos e eletrônicos. Essas informações também serão divulgadas por palestras e mesas redondas aos veterinários atuantes e em formação .
Palavras-chave
   sanidade, animais de copanhia, integração veterinária
Público-Alvo
  O projeto contemplará clínicos veterinários que trabalham com pequenos animais de todo o Estado de Santa Catarina e alunos de graduação em Medicina veterinária da UDESC, principalmente aqueles que cursam as disciplinas de patologia geral, patologia especial e clínica médica de pequenos animias I e II
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   A divulgação será feita nos Site da UDESC e no CRMV: Os responsáveis serão Prof. Sandra Davi Traverso (UDESC) Eloá K. Lisboa ( CRMV-SC) Jorge Ramella - (Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária)
«« Voltar