«« Voltar
Programa NEGA - Negras Experimentações Grupo de Artes - Anos VIII e IX
Protocolo do SIGProj:   282227.1534.51484.26092017
De:05/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Fátima Costa de Lima
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEART - Centro de Artes
Unidade de Origem
  DAC - Departamento de Artes Cênicas
Resumo da Ação de Extensão
  O Programa de Extensão NEGA - Negras Experimentações Grupo de Artes - anos VIII e IX mantém em atividade o grupo cênico denominado Coletivo NEGA, fundado pelo programa há oito anos e hoje composto por jovens mulheres, artistas negras e afrodescendentes, acadêmicas e da sociedade civil. O programa se compõe de três projetos: 1. o Projeto de Extensão Formação NEGA prevê formação artística e cultural do grupo cênico, com o objetivo de criar arte negra em montagens teatrais e performances, com qualidade artística. 2. o Projeto de Extensão Criação e Apresentações Artísticas NEGA cria obras cênicas e as apresenta à comunidade acadêmica e sociedade civil - cidade, estado e país - a fim de divulgar e valorizar o teatro negro catarinense, promovendo também debates públicos sobre temáticas de interesse da população afrobrasileira. 3. o Projeto NEGA Comunidade envolve a equipe do programa em parcerias com a comunidade em geral, a saber: ONGs; instituições e escolas públicas; instituições culturais catarinenses, brasileiras e internacionais; movimentos sociais e coletivos artísticos; além de agremiações, entidades e pessoas interessadas na temática e na experiência cultural negra e afrobrasileira.
Palavras-chave
   Formação étnico-racial, cultura afrobrasileira, educação social, teatro negro, luta contra o racismo
Público-Alvo
  1. Artistas que compõem o Coletivo NEGA; 2. Professores ministrantes de formação ao coletivo artístico; 3. Público de apresentações artísticas do Coletivo, externo à UDESC (em festivais, encontros, temporadas teatrais e eventos escolares); 4. Público de apresentações artísticas na UDESC (comunidade acadêmica); 5. Equipes parceiras de instituições públicas (via editais ou não); 6. Equipes parceiras de instituições público-privadas (via editais ou não).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Thuanny Bruno Paes - thuannypaess@gmail.com; Rita Roldan - rita.roldanlima@gmail.com; Fátima Costa de Lima - costadelimafatima@gmail.com e (48)98469.2944.
«« Voltar