«« Voltar
NEMOBIS - Núcleo de Estudos sobre Mobilidade Sustentável
Protocolo do SIGProj:   282145.1534.6994.12092017
De:05/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Elisa Henning
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CCT - Centro de Ciências Tecnológicas
Unidade de Origem
  DMAT - Departamento de Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Este programa tem por objetivo a promoção de ações que visam incentivar o uso de modais sustentáveis de transporte no município de Joinville. Para atingir o objetivo principal serão realizados três projetos: Projeto 1 - Nemocicle Uma das ações do programa é anualmente atualizar as informações das ciclovias implantadas ou reformadas no ano anterior. Além disso, o projeto pretende continuar a avaliação da qualidade das ciclovias por meio do índice BEQi. Pretende-se complementar as informações incluindo a opinião do usuário. Projeto 2 – Nemoduca Esta ação prevê atividades voltadas aos estudantes do ensino básico e superior com o objetivo de incentivar o uso de modais sustentáveis. Nesta edição o foco será voltado a mudança de modal, mais especificamente – o que fazer para incentivar o uso da bicicleta, do transporte coletivo e da caminhada. As ações serão divulgadas em palestras em eventos como a semana do trânsito, o dia mundial sem carro, a tenda da ciência, entre outros. Projeto 3 – Nemobus Esta ação prevê a construção e aplicação de questionário junto aos usuários do transporte coletivo da cidade de Joinville. As respostas desse questionário, juntamente com dados de telemetria dos ônibus avaliados, serão analisados a fim de propor um índice de conforto do passageiro. Com a criação desse índice, baseado nos limites de velocidade e acelerações nos três eixos (X, Y e Z), será possível identificar motoristas que dirijam de forma a prejudicar o conforto do passageiro. Esse projeto tem o apoio da empresa de transporte coletivo TRANSTUSA.
Palavras-chave
   Modais sustentáveis, vias cicláveis, mobilidade urbana, transporte coletivo, educação.
Público-Alvo
  O público alvo deste projeto são os estudantes e trabalhadores de Joinville que andam a pé, utilizam a bicicleta e o transporte coletivo como meio de transporte, assim como órgãos municipais de planejamento urbano de viário.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O contato se dará pessoalmente e/ou por meio das redes sociais a profissionais das indústrias, grupos de ciclistas e órgãos municipais para promover a divulgação do programa e de seus resultados. Os resultados serão divulgados no sistema web http://bdes.dcc.joinville.udesc.br:100/ciclo/
«« Voltar