«« Voltar
ProtetizAção
Protocolo do SIGProj:   282111.1534.62898.25092017
De:01/03/2018  à  05/03/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Jaqueline de Souza
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEFID - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
Unidade de Origem
  DF - Departamento de Fisioterapia
Resumo da Ação de Extensão
  O presente programa de extensão busca desenvolver ações junto aos pacientes com indicação e que realizaram artroplastias de quadril, com o intuito de orientar, informar e reabilitar o paciente submetido a artroplastia de quadril. O programa está dividido em três ações: (1) “Orientações no Pós-operatório imediato de prótese de quadril”, (2) Seminário/Evento: “O envelhecimento do quadril” e (3) “Reabilitação do paciente com prótese de quadril”. As artroplastias são reconhecidas como uma das intervenções ortopédicas com risco de vida e, estimadas como as mais onerosas na área da saúde. Os custos e as comorbidades podem aumentar significativamente quando os pacientes apresentam complicações pós-operatórias. Com o envelhecimento populacional, estima-se um aumento na indicação de substituição da articulação por próteses, em virtude dos processos de desgastes ocasionados pela osteoartrose, principal causa e indicação de artroplastia. O programa, através de três ações de extensão, aborda a intervenção/orientação no pré-operatório, pós-operatório imediato e reabilitação de pacientes operados para artroplastia de quadril. O início do projeto está previsto para março de 2018, com duração de dois anos. Espera-se com estas ações contribuir para a recuperação dos pacientes submetidos a artroplastia, especialmente na prevenção de complicações através da disseminação de informação sobre os cuidados da cirurgia e, através da reabilitação do paciente pós-operado.
Palavras-chave
   Artroplastia de quadril, Complicações, Fisioterapia, Reabilitação
Público-Alvo
  Ação 1 e 3: adultos, ambos os sexos que realizaram ou realizarão cirurgia para artroplastia de quadril. Ação 2: adultos e idosos com interesse na temática do cuidado com a articulação do quadril, acadêmicos de fisioterapia, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Para divulgação serão utilizados os meios eletrônicos como facebook, e e-mail. E-mail para contato do projeto e divulgação: projetoprotetizacao@gmail.com
«« Voltar