«« Voltar
Jornada 'Ensino Médio em Santa Catarina'
Protocolo do SIGProj:   282073.1534.150518.17092017
De:05/03/2018  à  05/08/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Norberto Dallabrida
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEAD - Centro de Educação à Distância
Unidade de Origem
  DPAD - Departamento de Pedagogia a Distância
Resumo da Ação de Extensão
  Pretende-se realizar a Jornada 'Ensino Médio em Santa Catarina' anualmente a partir de 2018 como um fórum de debates sobre o ensino médio praticado nas escolas públicas estaduais localizadas no território catarinense. No atual sistema público de ensino no Brasil, apesar da existência de escolas e de recursos financeiros de nível federal para a escolarização média, este nível de ensino é, precipuamente, de responsabilidade dos governos das unidades federadas. Os resultados de pesquisas nacionais e internacionais apontam que o ensino médio é o nível de escolarização mais frágil da educação básica. Com a reforma atual do ensino médio (2017) e o processo de definição da Base Nacional Comum Curricular em curso até 2019, o ensino médio foi colocado no centro da pauta da discussão da educação nacional. No Estado de Santa Catarina, o ensino médio é pouco investigado no meio acadêmico e muito pouco analisado por instâncias governamentais e organizações não governamentais. Por isso, sob a liderança da UDESC (Professor Norberto Dallabrida) e com a parceria de universidades catarinense públicas e da rede ACAFE (UFSC, FURB, UNIVALI, UNIVILLE, UNISUL, UNOCHAPECO), a Jornada 'Ensino Médio em Santa Catarina procura dar uma resposta à essa questão, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino médio catarinense. Ademais, é importante dizer que cada edição da jornada terá um tela, elegido a partir das demandas sócio-escolares.
Palavras-chave
   Jornada, ensino médio, Santa Catarina
Público-Alvo
  As jornadas 'Ensino Médio em Santa Catarina' terão transmissão aberta on line, mas são direcionadas particularmente para gestores e professores da escolas públicas de ensino médio do Estado de Santa Catarina. Assim, o público estimado é de aproximadamente 40.000 gestores e professores da rede pública estadual, lotados em 1.073 escolas estaduais, cf. dados atualizados em 30/04/2017 publicados pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (file:///C:/Users/Fapesc/Downloads/Sed%20em%20N%C3%BAmeros%20Abr.pdf)
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O contato será realizado por meio do site do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina, abrigado no site institucional da UDESC.
«« Voltar