«« Voltar
Programa de Extensão 'Lazer e Saúde' (2018-2019)
Protocolo do SIGProj:   281841.1534.18926.25092017
De:06/03/2018  à  22/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Alcyane Marinho
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEFID - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
Unidade de Origem
  DEF - Departamento de Educação Física
Resumo da Ação de Extensão
  Resumo do Programa de Extensão 'Lazer e Saúde' Os temas lazer e saúde mostram-se em significativa evidência na vida contemporânea, impulsionados pelo excesso de trabalho e estresse do cotidiano. Nesta perspectiva, o programa de extensão “Lazer e Saúde” compreende o lazer como um espaço privilegiado para vivências lúdicas de extrema importância para o desenvolvimento humano e a promoção da saúde, permitindo a manifestação individual e coletiva de situações que possibilitam, para além do divertimento e do descanso, o desenvolvimento pessoal e social. Esta iniciativa parte do princípio de que as atividades recreativas e educacionais, bem como o exercício físico podem influenciar positivamente na qualidade de vida relacionada com à saúde. Desta forma, este programa possui o objetivo geral de promover ações comunitárias relacionadas ao lazer e à saúde, atendendo associações, centros de saúde, escolas, creches municipais e a Guarda Municipal de Florianópolis. Estão previstas aulas teóricas, expositivas e participativas; aulas práticas específicas referentes aos diferentes conteúdos culturais do lazer, da recreação, da saúde e exercício físico. A avaliação será realizada constantemente ao longo do desenvolvimento de cada uma das etapas previstas nas diferentes ações com o objetivo de verificar se os objetivos propostos estão sendo alcançados. Palavras-chave: Extensão universitária, lazer, saúde, escola.
Palavras-chave
   Extensão universitária, lazer, saúde e escola.
Público-Alvo
  A ação 'Lazer e Recreação' compreende acadêmicos dos Cursos de Educação Física e Fisioterapia do CEFID e de outros cursos da UDESC, bem como membros da comunidade. A ação 'Saúde das mulheres da Guarda Municipal de Florianópolis' compreende mulheres a partir de 20 anos. A ação 'Brinca Cefid' compreende escolares de 2 a 6 anos de escolas de educação infantil.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Direção de Extensão (dex.cefid@udesc.br), coordenadora (Alcyane Marinho e bolsistas pelo e-mail do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física - LAPLAF (laplaf.cefid@udesc.br)
«« Voltar