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Intervenção Motora por meio de um modelo gamificado para crianças com transtorno do Desenvolvimento da Coordenação- TDC
Protocolo do SIGProj:   281755.1534.7171.25092017
De:05/03/2018  à  05/03/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Thaís Silva Beltrame
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEFID - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
Unidade de Origem
  DCS - Departamento de Ciências da Saúde
Resumo da Ação de Extensão
  A utilização da gamificação como ferramenta para intervenção aponta indícios positivos na transformação da aprendizagem, ao desempenho motor e na qualidade de vida de crianças com Indicativo de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação - TDC. Objetivo: Proporcionar atividades para a melhoras do desempenho motor de crianças com TDC por meio de um modelo de intervenção gamificado. Método: Participarão do estudo aproximadamente 30 crianças identificadas com dificuldade significativa de movimento, de ambos os sexos de uma escola do município de São José/SC. As sessões ocorrerão três vezes por semana com duração de 60 minutos cada. As intervenções serão baseadas em um game, desenvolvido exclusivamente para o presente projeto, o qual e composto por um tabuleiro que em casa etapa deste é apresentado um desafios motores a serem cumprido pelos participantes. Serão propostas atividades lúdicas, para ser realizadas no momento da intervenção, além orientações para a que essa atividade seja realizada em outros ambientes, como escola e em casa. Ao cumprir os desafios os participantes passam de nível no game, até conquistar todas as fases do jogo. Durante o Projeto de Extensão, a comunidade escolar terá acesso a palestras informativas sobre o TDC, com o intuito de informar à sociedade sobre esse distúrbio motor, e orientações sobre as intervenção. Ao término do Projeto, a Escola e os pais dos participantes receberão relatórios com os resultados das referidas avaliações, bem como os responsáveis pela execução se colocarão à disposição para conversar e sugerir estratégias para melhorar o dia a dia da criança.
Palavras-chave
   Desempenho motor, Escolares, Saúde
Público-Alvo
  O público alvo desta ação será composto pelos participantes do grupo de intervenção, sendo no máximo 30 crianças, com Indicativo de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. Além disso, participarão do Projeto a comunidade escolar (equipe diretiva, pais/responsáveis, professores); acadêmicos de graduação; pós-graduação e docentes do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Saúde.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Telefone divulgação na escola
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