«« Voltar
Memorial Antonieta de Barros 2018/2019
Protocolo do SIGProj:   281750.1534.6942.20092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Paulino de Jesus Francisco Cardoso
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  FAED - Centro de Ciências Humanas e da Educação
Unidade de Origem
  DH - Departamento de História
Resumo da Ação de Extensão
  O Programa Memorial Antonieta de Barros é uma ação de extensão de abrangência nacional, internacional, interinstitucional e intercentros, tem por objetivo o combate ao racismo e a promoção da igualdade e da diversidade étnico-racial através de ações que auxiliem na implementação da Lei Federal 10.639/03 e das Diretrizes Nacionais de Educação para as Relações Étnico-raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Lei Federal, Lei Federal 12;288/2010, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, a Política Nacional de Promoção de Igualdade Racial. É desenvolvido em parceria com agências governamentais, instituições federais, estaduais e municipais da rede oficial de ensino. Tem como público alvo educadores(as), alunos(as), gestores(as) públicos, acadêmicos(as) de licenciaturas e pesquisadores da área de História, de Pedagogia, Geografia e de Biblioteconomia. Este programa, será constituído das seguintes ações: 1ª Ação – “Biblioteca de Referência NEAB/UDESC: disseminando a História e a Cultura das Populações de Origem Africana”; 2ª Ação - Projeto de 'Observatório de Políticas de Ações Afirmativas”; 3ª Ação - Projeto “Observatório de Educação e Relações Étnico-raciais em Santa Catarina'. 4ª Ação - Projeto 'Museu da Memória e Cultura Afro em Santa Catarina'. Para a execução das ações, o programa com seus respectivos projetos precisará de três bolsistas. Vale lembrar que o Programa está articulado as seguintes iniciativas internacionais do NEAB-UDESC: GT Interculturalidade Universitária e Conhecimento CLACSO (em avaliação), RED INTEGRA - Rede de Investigação Interdisciplinar em Identidades, Racismo e Xenofobia; REDE ESIAL Ações Afirmativas para Afrodescendentes e Indígenas nas Instituições de Ensino Superior de America Latina e Caribe.
Palavras-chave
   Educação, Diversidade, Promoção da Igualdade Racial, Populações de origem africana, Cultura
Público-Alvo
  Interno: Discentes, docentes e técnicos da UDESC. Externo: Comunidade em geral, docentes e discentes dos sistemas de ensino (municipal, estadual e federal), educadores comunitários, gestores públicos e pesquisadores das temáticas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   https://multiculturalismoepopulacoesafricanas.blogspot.com.br/ Telefone: 48- 3321-8525 / 48-9982-1705 Prof. Paulino Cardoso
«« Voltar