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Girândola de saberes e práticas: Infância, Cidadania e Formação Docente (Cópia) 03-09-2017
Protocolo do SIGProj:   281721.1534.80332.20092017
De:01/03/2018  à  30/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Adilson de Angelo
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  FAED - Centro de Ciências Humanas e da Educação
Unidade de Origem
  DPED - Departamento de Pedagogia
Resumo da Ação de Extensão
  O Programa de Extensão “Girândola de saberes e práticas: Infância, cidadania e formação docente” toma como ponto de partida a reflexão sobre a prática educativa e a responsabilidade ética no exercício da tarefa docente. Insere-se no movimento de cultivar a curiosidade epistemológica, assumindo a formação como espaço e tempo privilegiado para a problematização e o compartilhamento de saberes necessários à prática educativa. Em diálogo com o referencial teórico-metodológico de Paulo Freire e com a Sociologia da Infância, as ações que propõe fundamentam-se na ideia de que a reflexão crítica sobre a prática se torna exigente na relação teoria-prática. Fundamenta-se também em uma concepção de educação que se constitui decorrente dos processos ininterruptos de formação e que carrega consigo a intencionalidade de transformar a realidade a partir do protagonismo dos sujeitos que a integram. A sua proposição insere-se no também no movimento de assumir a Educação Infantil como espaços múltiplos de vivências da infância e das culturas infantis, no qual se faz necessário o reconhecimento da criança como sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações, ações educativas e práticas cotidianas. Articulando o universo acadêmico, os espaços educativos, os profissionais e as entidades comunitárias, pretende-se uma maior proximidade, partilha e comprometimento daqueles que, cotidianamente, integram o processo de se pensar a função sociopolítica e pedagógica da educação, como espaço e tempo de cidadania. Ações: As crianças, a creche e a cidade: participação infantil e cidadania ativa / Infância em Tela / V Colóquio Paulo Freire “Diálogos Freirianos”.
Palavras-chave
   Educação infantil, Formação Docente, Infância, Criança, Participação Infantil
Público-Alvo
  Profissionais da Educação Básica; Professoras/es da Educação Infantil; Estudantes de Graduação e Pós-Graduação; Educadores e educadoras dos movimentos sociais populares e da educação popular; Crianças de creches e pré-escolas das Redes Municipais e Conveniadas de Educação Infantil - Região da Grande Florianópolis.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   girandola.udesc@gmail.com; imprensa.faed@udesc.com
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