«« Voltar
ARoTRATIVA
Protocolo do SIGProj:   281658.1534.6460.25092017
De:05/03/2018  à  05/03/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Susana Cristina Domenech
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEFID - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
Unidade de Origem
  DCS - Departamento de Ciências da Saúde
Resumo da Ação de Extensão
  O Programa de extensão ARoTRATIVA está voltado para pacientes com Artrite Reumatoide (AR). A AR é uma doença auto-imune, caracterizada pela destruição das articulações, com conseqüente redução da função articular. As principais queixas são dor e rigidez em múltiplas articulações. Adicionalmente, pode causar mal-estar, nódulos reumatoides, vasculite, atrofia e fraqueza muscular. Estas manifestações levam à diminuição da capacidade aeróbia e das habilidades funcionais, prejudicando a realização das atividades diárias e profissionais. Conseqüentemente, aumentam a ansiedade, reduzem a auto-estima e geram depressão, prejudicando qualidade de vida dos pacientes. A participação em programas de monitoramento e intervenções de atividade física adequados às necessidades dessa população, tem demonstrado reduzir o impacto da doença, quanto às disfunções físicas e às habilidades funcionais, incrementando a qualidade de vida dos mesmos. O presente programa pretende oferecer à indivíduos com AR avaliações clínico-laboratoriais (com intuito de monitorar o estado de saúde e prevenção da síndrome metabólica), um projeto de atividades aquáticas específico para indivíduos com de AR e adequado às limitações e necessidades decorrentes da doença bem como um evento informativo em assuntos correlatos ao tratamento e reabilitação. A implantação de medidas terapêuticas visando a conscientização da comunidade, a realização de exames periódicos e a prática regular de atividade física, irá reduzir os custos no tratamento e melhorar a qualidade de vida de indivíduos com AR.
Palavras-chave
   Artrite Reumatoide, Atividades aquáticas, Aptidão Funcional, Qualidade de Vida, Extensão
Público-Alvo
  Projeto de Extensão “Atividades Aquáticas para Indivíduos com Artrite Reumatoide”. Projeto aberto para o público maior de 18 anos que apresentem diagnóstico clínico de Artrite Reumatoide. Para participar bastará fazer o agendamento pelo fone de contato (3364-8679). Projeto de Extensão “Bioquímica Preventiva”. O Projeto aberto para a comunidade em geral, a partir de 18 anos de idade. Para participar basta fazer o agendamento pelo fone de contato e estar em jejum no dia da coleta de sangue. Evento de Extensão “II Encontro ARTRATIVA”. Evento aberto para indivíduos que apresentem diagnóstico clínico de Artrite Reumatoide, bem como para familiares, cuidadores e para a comunidade acadêmica em geral, interessada na temática do evento.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Laboratório de Análises Multisetorial CEFID/UDESC 3664-8671 Contatos: Susana Cristina Domenech Monique da Silva gevaerd multilab.udesc@gmail.com
«« Voltar