«« Voltar
Programa Reabilitar e Integrar (Cópia) 01-09-2017
Protocolo do SIGProj:   281642.1534.79397.25092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Soraia Cristina Tonon da Luz
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEFID - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
Unidade de Origem
  DF - Departamento de Fisioterapia
Resumo da Ação de Extensão
  Este programa, possui três ações com o objetivo maior de Reabilitar e Integrar o público envolvido. Trata-se de um conjunto de atividades multidisciplinares articulando a tríade: ensino, pesquisa e extensão com o seguinte público alvo: mulheres com incontinência urinária e disfunções do assoalho pélvico e pessoas que sofreram uma amputação. A primeira ação destina-se ao atendimento ambulatorial individualizado para reabilitação uroginecológica de mulheres com Incontinência Urinária (IU) e disfunção sexual (DS). A segunda, refere-se à Educação em Saúde em Incontinência Urinária onde realizam-se palestras educativas e dinâmicas lúdicas, com metodologias ativas sobre anatomia e funções do períneo, fatores modificáveis para melhora da IU e outras atividades. Nesses grupos são realizados exercícios para o assoalho pélvico. A terceira ação é voltada à reabilitação multidisciplinar de indivíduos que sofreram uma amputação por meio da Fisioterapia ambulatorial, da Conversa no Leito hospitalar e Escola de Marcha. As ações deste programa são realizadas na Maternidade Carmela Dutra, no Centro Catarinense de Reabilitação- CCR, na Clínica Escola do CEFID/UDESC e no Laboratório de Biomecânica do CEFID/UDESC. Este programa possui relevância por diversas vertentes: primeiro, a responsabilidade social por proporcionar um tratamento conservador para pacientes que não teriam acesso à Fisioterapia, segundo, o aprimoramento profissional atingido pela oportunidade de atuar em Instituições públicas de referência no Estado de Santa Catarina e ainda, o projeto busca inovar na atenção à saúde da mulher e da pessoa amputada com avaliações e tratamento baseados em evidências científicas, articulando o ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
   Reabilitação, Integração, Incontinência urinária, Disfunção sexual, Amputados
Público-Alvo
  O programa caracteriza-se por projetos de educação e assistência fisioterapêutica, sendo dois deles destinados a mulheres com diagnóstico de incontinência urinária (de esforço, de urgência ou mista) e/ou disfunção sexual, encaminhadas por médicos uroginecologistas ou ginecologistas das Unidades Básicas de Saúde e pelo sistema ambulatorial da rede pública de saúde da região. O terceiro projeto é destinado a adultos que sofreram algum tipo de amputação, encaminhados via notificação Hospitalar, ou pelas Unidades Básicas de Saúde da rede pública de saúde da região. Ação 1- Mulheres com Incontinência Urinária e com disfunção sexual (vaginismo, dispareunia, etc): atendimento ambulatorial individualizado. Ação 2- Mulheres com incontinência urinaria que já realizaram avaliação dos músculos do assoalho pélvico, no ambulatório, e que possuem conscientização desse grupo muscular. Bem como mulheres que gostariam de prevenir esta disfunção ou ainda aquelas que realizaram cirurgia e necessitam fortalecer estes músculos, por meio da cinesioterapia ou palestras educativas. Ação 3- Amputados de membros inferiores de quaisquer etiologia. Há que se considerar que em muitos casos os familiares dos pacientes atendidos serão beneficiados com o acesso a informações, esclarecimentos e manejo ideal dos mesmos. Além disso, compõe o público envolvido na ação os acadêmicos do Curso de Fisioterapia e de Educação Física interessados em participar das ações de extensão e pesquisas relacionadas, discentes dos Programas de Pós-Graduação do CEFID/UDESC e profissionais de saúde convidados de instituições parceiras.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Laboratório de Biomecânica - CEFID Tel: 3664-8670 biomecanica.cefid@udesc.br Ambulatório de Fisioterapia na Maternidade Carmela Dutra Tel: 3251-7646
«« Voltar