«« Voltar
Catalogação de Edificações Histórico-Culturais por meio de Veículo Aéreo não tripulado e Perfilamento à Laser Terrestre: Estudo de caso na cidade de Lages (SC)
Protocolo do SIGProj:   281347.1534.216306.29092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Veraldo Liesenberg
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CAV - Centro de Ciências Agroveterinárias
Unidade de Origem
  DEF - Departamento de Engenharia Florestal
Resumo da Ação de Extensão
  Pretende-se utilizar a tecnologia a laser tridimensional (perfilamento LASER) e nuvens geradas a partir de VANTS para mapear reentrâncias e contornos de algumas edificações histórico-culturais na cidade de Lages (SC), ou seja, centro da cidade e interior (Coxilha Rica). As edificações coloniais e rústicas remotam da época do tropeirismo, iniciado com mulas e posteriormente com gado. Estes foram fundamentais à economia do país na época colonial. Este patrimônio, caracterizado por edificações, quando bem conservados, guardam um potencial importante, que muitas vezes podem alavancar o turismo regional. Entretanto, este patrimônio muitas vezes não está documentado na forma de plantas topográficas e imagens que permitam a sua reconstrução, em um futuro próximo. Assim, pretende-se neste projeto de extensão mapear edificações histórico-culturais empregando tecnologia laser e imageamento por meio de VANT.
Palavras-chave
   Pefilamento laser, Monumentos histórico-culturais, Tropeirismo
Público-Alvo
  Gestores públicos, secretaria de turismo e lazer, secretaria de agricultura, cooperativas e sindicatos rurais que estejam direta ou indiretamente relacionadas aos aspectos histórico-culturais na região de Lages (Santa Catarina). Pesquisadores que necessitem de informações sobre edificações e monumentos histórico-culturais representativos de Lages (Santa Catarina). Qualquer representante da sociedade civil e interessado em Geotecnologias (de forma similar ao GoogleEarth) aonde ele poderá verificar informações sobre edificações e monumentos histórico-culturais no município de Lages (Santa Catarina). Estudantes de graduação e de pós-graduação que fazem a disciplina de Geomática Aplicada, Construções Rurais, Estruturas de Madeira. e/ou Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas quando pelo processamento de dados de perfilamento LASER e VANTs de alta resolução espacial e detalhamento.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Criação de Webpage contendo as informações relevantes do programa de extensão proposto 'Catalogação de Edificações Histórico-Culturais por meio de Veículo Aéreo não tripulado e Perfilamento à Laser Terrestre: Estudo de caso na cidade de Lages (SC)'
«« Voltar