«« Voltar
Programa Mundo Físico 2018-2019
Protocolo do SIGProj:   281281.1534.11857.14092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Lucio Minoru Tozawa
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CCT - Centro de Ciências Tecnológicas
Unidade de Origem
  DEFIS - Departamento de Física
Resumo da Ação de Extensão
  O Programa de Extensão 'Mundo Físico' já vem sendo desenvolvido desde 2004 e se constitui da união de quatro projetos de Extensão: 1) 'Astronomia como base da educação científica' É centrado no estudo da Astronomia e será direcionado preferencialmente para estudantes do Ensino Médio e Fundamental. Propõe-se com ele divulgar a Física através da Astronomia, visto que esta Ciência possui um grau de atratividade bastante grande. Para atrair o público, utilizamos as observações astronômicas de astros do sistema solar (Lua, planetas), bem como de constelações e aglomerados de estrelas. 2) 'Palestras para o Ensino Médio' Contribui para a divulgação da ciência, em particular da Física, e com isto colabora com as pessoas no trabalho de estimular estudantes a se interessar pela Física. 3) 'Jornal da Física' Visa uma publicação periódica de um jornal que aborda temas de Física-Ciências-Tecnologias, usando uma linguagem acessível para alunos do Ensino Médio, e da população em geral, sendo que o foco da distribuição deste jornal são os alunos do Ensino Médio. O jornal também é divulgado no endereço eletrônico http://www.mundofisico.joinville.udesc.br. 4) 'Olimpíada de Física em Santa Catarina' Visa identificar jovens talentos em ciências por meio de olimpíadas de Física e incentiva-los.
Palavras-chave
   Extensão Universitária, Astronomia, Física no Ensino Médio, Divulgação Científica, Olimpíadas de Física.
Público-Alvo
  O público alvo do programa é variado devido às características do projetos inseridos. Desta forma, cada um dos quatro projetos possui uma diversificação na abrangência de seu público. 1) o projeto 'Astronomia como base da Educação científica' tem como público alvo preferencial os estudantes do Ensino Médio. Além disso, em menor escala, o projeto pretende atingir a comunidade interna do CCT e a comunidade em geral (através de observações astronômicas regulares). 2) o projeto 'Palestras para o Ensino Médio' possui como público alvo alunos do ensino Médio de Joinville e região; 3) o projeto 'Jornal da Física' visa a divulgação da Física e da Tecnologia, bem como a Ciência como um todo, preferencialmente para alunos do Ensino Médio de Joinville e região. No entanto, esta divulgação pode ser estendida aos alunos do CCT/UDESC e ao público em geral, uma vez que o jornal é disponibilizado on-line na página do Mundo Físico (http://www.mundofisico.joinville.udesc.br). 4) o projeto 'Olimpíadas de Física em Santa Catarina' tem como público alvo, alunos dos oitavo e nono ano do Ensino Fundamental, assim como alunos de todo o Ensino Médio das escolas do estado de Santa Catarina.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Coordenador do Programa Mundo Físico e Projeto Jornal da Física Profº Lúcio Minoru Tozawa lucio.tozawa@udesc.br DFIS-CCT/UDESC Coordenador do Projeto Palestras para o Ensino Médio Profº Fernando França fernando.franca@udesc.br DFIS-CCT/UDESC Coordenador do Projeto Astronomia como base da educação científica Profº José Fernando Fragalli jose.fragalli@udesc.br DFIS-CCT/UDESC Coordenador do Projeto Olimpíada de Física em Santa Catarina Profº Júlio César Sagás julio.sagas@udesc.br DFIS-CCT/UDESC
«« Voltar