«« Voltar
Programa de Extensão do Hospital de Clínicas Veterinárias Prof. Lauro Ribas Zimmer
Protocolo do SIGProj:   281085.1534.185905.28092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Leticia Andreza Yonezawa
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CAV - Centro de Ciências Agroveterinárias
Unidade de Origem
  DMV - Departamento de Medicina Veterinária
Resumo da Ação de Extensão
  O Hospital de Clínicas Veterinárias Prof. Lauro Ribas Zimmer (HCV) foi criado no ano 1975 com objetivo de complementar a formação dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária. O HCV, embora destinado ao ensino, pesquisa e extensão, é o grande prestador de serviços à comunidade por meio das áreas de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos e Grandes Animais, Fisiatria, Anestesiologia, Cardiologia, Acupuntura, Medicina de Animais Silvestres e Exóticos, Diagnóstico por Imagem e Patologia Clinica, além prestar serviços de emergência veterinária e atendimento aos produtores rurais do município e regiões vizinhas. Esta interligação do HCV com a comunidade é extremamente importante e necessária, pois são nestes atendimentos que se consegue obter animais com doenças e necessidades de tratamentos de grande interesse e importância para os acadêmicos, bem como para o desenvolvimento científico. O HCV atende por ano, uma média de 5.300 animais, sendo que aproximadamente 1.000 necessitam procedimentos cirúrgicos, e os demais, exames eletrocardiográficos, laboratoriais, de imagem, entre outros. Os serviços médico-veterinários promovem a integração da comunidade com a universidade e tem como finalidade garantir à comunidade o atendimento de qualidade e acessível a todas as classes, promovendo a sanidade e bem estar animal, bem como a colaboração na saúde pública por meio da profilaxia de zoonoses e qualidade dos produtos de origem animal.
Palavras-chave
   extensão universitaria, educação, orientação, atividades comunitárias
Público-Alvo
  Público Interno: Alunos internos (acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária), médicos veterinários residentes, alunos plantonistas, funcionários e docentes do HCV, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal. Público Externo: Inicialmente a comunidade mais carente do município de Lages e demais municípios do Estado de Santa Catarina, médicos veterinários, instituições municipais como o Centro de Controle de Zoonoses e sociedades protetoras de animais do município de Lages.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Profª Drª Letícia Andreza Yonezawa Coordenadora do Hospital de Clínicas Veterinárias leticia.yonezawa@udesc.br (49) 3289-9274 Técnico Luciano Schweitzer luciano.schweitzer@udesc.br (49) 3289-9271
«« Voltar