«« Voltar
REABILITAÇÃO PÓS-CÂNCER GINECOLÓGICO
Protocolo do SIGProj:   280984.1534.8089.22092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Clarissa Medeiros da Luz
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEFID - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
Unidade de Origem
  DF - Departamento de Fisioterapia
Resumo da Ação de Extensão
  O programa de extensão proposto visa a proporcionar aos acadêmicos de Fisioterapia da UDESC uma vivência extensionista através da prática em três ações distintas de extensão que se complementam entre si, na área de Saúde da Mulher e Oncologia, em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso e com as políticas institucionais constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional da UDESC. Uma de suas ações foi contemplada pelo Edital PROEXT 2015 do Ministério da Educação no valor de R$ 100.000,00. Nesta ação, o público a ser atendido é formado por pacientes com diagnóstico de câncer de mama e/ou ginecológico e que foram submetidas à cirurgia e radioterapia, usuárias do SUS e encaminhadas ao Ambulatório de Fisioterapia da Maternidade Carmela Dutra por toda a rede pública de saúde do Estado. A segunda ação proposta foi fundamentada na necessidade de auxiliar na digitação do Registro Hospitalar de Câncer da Maternidade Carmela Dutra, construindo um ambiente para qualificação em serviço de profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigido aos alunos extensionistas, de acordo com as necessidades do SUS. E finalmente, o Evento Outrubro Rosa, além de promover palestras educacionais e motivacionais sobre reabilitação pós-câncer de mama e ginecológico, constitui uma oportunidade de divulgação das opções disponíveis de tratamento que visa a melhor qualidade de vida do público-alvo, com uma possível captação de pacientes para a outra ação de extensão do Programa, exaltando a importância da Universidade como promotora do desenvolvimento social através da prestação de serviços de qualidade.
Palavras-chave
   Fisioterapia, Saúde da Mulher, Oncologia, Promoção de Saúde, Extensão Universitária.
Público-Alvo
  Mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde com diagnóstico de câncer de mama ou demais tipos de câncer ginecológico (colo e corpo de útero, ovários, endométrio, vulva, vagina), que foram submetidas à cirurgia e/ou radioterapia e que apresentam complicações funcionais em decorrência do tratamento. Familiares das pacientes com complicações do câncer de mama ou ginecológico; Acadêmicos do Curso de Fisioterapia interessados em participar das ações de extensão e projetos de pesquisa; Alunos dos Programas de Pós-Graduação do CEFID/UDESC; Fisioterapeutas voluntários interessados em participar das ações de extensão e projetos de pesquisa relacionados; Profissionais de saúde convidados de instituições parceiras; Agentes comunitários da rede pública de saúde da região em capacitação. Funcionários do Setor de Registro Hospitalar de Câncer da Maternidade Carmela Dutra. Médicos oncologistas e mastologistas da Maternidade Carmela Dutra. Média de 250 casos (com prontuário completo) registrados por ano investigado, de 2013 a 2018, compondo uma estimativa total de 1.500 fichas de RHC preenchidas e digitadas no sistema vinculado ao INCA.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Profª Clarissa Medeiros da Luz clarissa.medeiros@udesc.br (48) 32517646 - Ambulatório de Fisioterapia - Maternidade Carmela Dutra
«« Voltar