«« Voltar
Curso de formação continuada para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II: o planejamento pedagógico docente e os seus fundamentos teóricos concretizados nas atividades práticas
Protocolo do SIGProj:   280940.1430.8208.25082017
De:25/09/2017  à  31/07/2022
 
Coordenador-Extensionista
  Luciene Paula Machado Pereira
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto se insere em linha de pesquisa relacionada à investigação dos mecanismos para o ensino de língua materna em ambiente fronteiriço, e está vinculado ao grupo de pesquisa 'Linguagens em Fronteiras'. Tem como foco a investigação dos modos de apreensão da metodologia Sequência Didática (tal como concebida pela chamada Escola de Genebra) para o planejamento de situações didáticas propícias ao trabalho com as práticas de linguagem – leitura, análise linguística e produção de texto. Os planejamentos elaborados constituem uma atividade do curso de formação continuada “A Sequência Didática e o ensino de língua materna” (registro Sigproj n. 260653.1133.8208.24022017) feito por professores de Língua Portuguesa, atuantes no Ensino Fundamental II de escolas integrais da rede municipal de ensino de Corumbá-MS. Pretende-se observar quais fundamentos teóricos embasam os professores no planejamento de sua situação didática, na articulação do trabalho com o gênero textual às práticas de linguagem inerentes à concepção sociointeracionista.
Palavras-chave
   Planejamento pedagógico, Sequência didática, sociointeracionismo, gênero textual.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade
Contato
  
«« Voltar