«« Voltar
PROGRAMA NUPEART PRO...MOVE 2018-2019
Protocolo do SIGProj:   280765.1534.6514.20092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Rosana Tagliari Bortolin
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEART - Centro de Artes
Unidade de Origem
  DAV - Departamento de Artes Visuais
Resumo da Ação de Extensão
  O Programa NUPEART Pro...move realiza 140 ações no período de dois anos: 4 edições da Revista NUPEART; 1 GRUPO DE ESTUDOS CERÂMICOS semestral; 32 cursos na área de cerâmica; 4 Cursos anuais na área da FOTOGRAFIA, 4 Curso de Música para Professores da Educação Infantil, coordenado pela prof Teresa Mateiro; e os eventos anuais: 1 Edital Internacional de Residência Artística no CEART/UDESC; 7 EXPOSIÇÕES, 7 ENCONTROS COM ARTISTAS, 2 Festivais de Vídeos sobre a Arte Cerâmica, 1 Festival de Queimas Cerâmicas Alternativas, 2 Work-shop, 1 Edital Internacional de PLACAS de ARTISTAS, além de 4 palestras e VISITAS A ATELIÊS DE ARTISTAS. Esse ano implantaremos os Projeto semestrais VÍDEO CERÂMICA e o Projeto PRATO SABOR. O Programa atinge um público de aproximadamente 10 mil pessoas, decorrentes de ações virtuais e presenciais, e tem como principais interessados profissionais e estudantes das áreas de Música, Teatro, Artes Visuais, Design, Moda, Dança, Pedagogia e comunidade externa de diversas áreas, interessados em Cultura e Arte. Para tal ações será necessário R$ 16.000,00 que serão utilizados nas rubricas de pessoa física e pessoa jurídica, durante os dois anos de vigência do projeto. Bem como de três bolsistas com 20h cada um, para auxiliarem em todas as ações do Programa. A prof. Rosana Bortolin aloca 12h/a e a prof. Teresa Mateiro aloca 4h/a em seus PTIs. As ações têm abrangência nacional e internacional e parceria com o GP/CNPQ Articulações Poéticas e GP/CNPQ Arte Formação e Tecnologias nos Processos Contemporâneos; LIC- UDESC; IFRS-Feliz; e LIFE-CEART/UDESC.
Palavras-chave
   Projeto interdepartamentos, linguagens artísticas, publicação
Público-Alvo
  O programa destina-se a atender a comunidade acadêmica (discentes, docentes, funcionários e egressos) do CEART e comunidade externa interessada nas ações do Programa. Pretende gerar parcerias com Associações e Coletivos de artistas, além de outras Instituições de Ensino (Escolas e Universidades), nacionais e estrangeiras. As ações são direcionadas às comunidades interessadas nas distintas áreas das artes, porém várias tem a ênfase na arte cerâmica e na fotografia e tentamos ampliar para as demais áreas. As ações tem abrangência nacional e internacional. O público atingido com as ações do Programa são de 11.000 pessoas. Sendo que, diretamente 1100 delas estão envolvidas nas seguintes ações: o curso de Modelagem e Massas Cerâmicas para Queimas Alternativas (60h/a), que acontece na oficina de cerâmica do CEART, com média de 60 participantes anuais. Cursos de Cerâmica de Torno, Workshops de cerâmica, Residência Artistica, Edital Internacional de Mural Coletivo, Eventos de acontecem no Espaço Oficina-galeria/estúdio: O Festival de Queimas Cerâmicas Alternativas (40h/a), com aproximadamente 70 participantes; os Festivais de Vídeos sobre Arte Cerâmica, com uma média de 70 participantes; 7 Exposições anuais que contam com aproximadamente 130 visitantes por exposição. Também a promoção de palestras, encontros com artistas, workshop e demonstrações de diferentes fazeres com artistas convidados, e demais manifestações artísticas que ocorrem como produto secundário das ações primárias, conta com um público próximo de 100 pessoas, além de muitas pessoas indiretamente. A publicação da Revista Nupeart (on-line) que atinge um público de aproximadamente 10.000 pessoas. Seu objetivo é divulgar ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas às diferentes linguagens artísticas. Os trabalhos publicados podem ser relatos de experiências de ensino ou discussões teórico-práticas desenvolvidas por professores, técnicos e acadêmicos de instituições superiores de ensino identificados na temática educação e cultura, nacionais ou internacionais. Seus principais interessados são profissionais e estudantes das áreas de Música, Teatro, Artes Visuais, Design, Moda, Dança, Pedagogia e comunidade externa de diversas áreas, interessados em Cultura e Arte.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   - Ações voltadas às atividades cerâmicas, no Departamento de Artes Visuais - DAV, Sala do NUPEART e ou Sala de Cerâmica com a Prof. Rosana T. Bortolin, e ou através do e-mail rosanabortolin@gmail, https://pt-br.facebook.com/nupeartpromove - Ações voltadas às atividades das Exposições e Encontros com Artista, no Espaço Oficina- galeria/estúdio (fone (48) 99832395) ou Sala de Cerâmica com a Prof. Rosana T. Bortolin, e ou através do e-mail rosanabortolin@gmail, www.facebook.com/espacooficinagaleriaestudio - Ações voltadas às palestras, no Departamento de Artes Visuais - DAV, Sala do NUPEART e ou Sala de Cerâmica com a Prof. Rosana T. Bortolin, e ou através do e-mail rosanabortolin@gmail. -Ações voltadas às atividades da Revista, com a Prof. Dra. Teresa Mateiro, através do e-mail teresa.mateiro@udesc.br.
«« Voltar