«« Voltar
PROCESSO DE ENFERMAGEM COMO TECNOLOGIA DO CUIDADO NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: INSTRUMENTALIZANDO PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Protocolo do SIGProj:   280298.1534.215538.02102017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Carla Argenta
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEO - Centro de Educação Superior do Oeste
Unidade de Origem
  DENF - Departamento de Enfermagem
Resumo da Ação de Extensão
  A construção desse Programa deu-se a partir das demandas oriundas do Hospital Regional do Oeste (HRO) e da Cidade do idoso que constituem as Redes de Atenção à Saúde (RAS). Uma das ações do Programa é o assessoramento na implantação e implementação do Processo de Enfermagem nas unidades de cuidado do Hospital Regional do Oeste, que iniciou com um projeto piloto no ambulatório de radioterapia e tem como propósito implementar em 100% das unidades que prestam cuidado de enfermagem, bem como na cidade do idoso com atenção direta aos idosos vinculados, por meio da consulta de enfermagem. Objetiva-se com este programa assessorar profissionais de enfermagem na implantação e implementação do Processo de Enfermagem (PE) nas RAS mediante processos educativos, a partir da instrumentalização de profissionais de enfermagem nos diversos contextos de cuidado. O programa realizar-se-á nas RAS definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Para este programa, as atividades serão desenvolvidas em três pontos da rede, considerando a atenção hospitalar, a Cidade do Idoso e as Instituições de Ensino Superior (IES). Participarão das ações, profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nos setores que requerem assistência de enfermagem, estudantes e docentes das três IES envolvidas, UDESC, Unochapecó e UFFS.
Palavras-chave
   enfermagem, educação permanente, processos de enfermagem
Público-Alvo
  -Enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, gestores do HRO. -Idosos e profissionais de saúde da Cidade do Idoso. -Acadêmicos e docentes da Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   carla.argenta@udesc.br
«« Voltar