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Aplicação de Algoitmos de Aprendizado de Máquina no Futebol de Robôs
Protocolo do SIGProj:   280164.1530.235121.14082017
De:21/08/2017  à  21/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Anderson Viçoso de Araujo
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FACOM - Faculdade de Computação
Unidade de Origem
  GAB/FACOM - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto visa aplicar técnicas de aprendizado de máquina para seleção de ações a serem executadas por robôs na competição de futebol de robôs IEEE Very Small Size Soccer (Very Small) organizada pela RoboCup. O uso de técnicas de aprendizado de máquina, mais especificamente de aprendizado por reforço, objetiva a determinação das melhores ações a serem executadas por um (ou mais) agente(s) inteligente(s) (neste caso, jogadores do time de futebol de robôs). A busca pelo conjunto solução é um problema complexo, que envolve: restrições sobre o ambiente; descentralização; autonomia; cooperação e coordenação; comunicação; entre outras. Desta forma, a quantidade de dados brutos extraídos da mecânica dos robôs e do ambiente em que os agentes se encontram é muito grande e não é possível planejar a sequencia de ações a serem executadas pelos agentes com antecedência. Além disso, também não é possível antever a jogada do adversário. Com a aplicação das técnicas citadas espera-se desenvolver robôs com alto grau de autonomia e com eles contribuir para um melhor desempenho da equipe de robótica da Facom nas competições.
Palavras-chave
   Robótica, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Futebol, Competição
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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