«« Voltar
Cromatografia Gasosa: não é só uma questão de cores e gases (Cópia) 14-08-2017
Protocolo do SIGProj:   280117.1554.269200.16112017
De:10/01/2018  à  10/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Debora de Almeida Azevedo
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IQ - Instituto de Química
Resumo da Ação de Extensão
  Descrição do Curso de Treinamento: Teórico e Prático ( X ) Cromatografia gasosa-detector por ionização em chama (GC-FID) e Cromatografia gasosa-espectrometria de massas (GC/MS). 1. Curso de treinamento teórico-prático básico em cromatografia gasosa de alta resolução, utilizando cromatógrafos Agilent com detecção por ionização em chama e utilização dos ‘softwares’ de controle EZChrom Elite e Chemstation. Introdução teórica sobre conceitos básicos sobre a técnica, execução e interpretação do teste de Grob. Apresentação as partes do instrumento de GC-FID como injetor, detector, coluna cromatográfica, programa de controle, parâmetros de avaliação de um instrumento, avaliação de uma análise, análise de amostras exemplo, integração dos picos cromatográficos. 2. Curso de treinamento teórico-prático básico em cromatografia gasosa-espectrometria de massas. Principais partes de um instrumento de GC/MS; como fazer o vácuo; calibração do analisador de massas; execução do 'Autotune', do 'standard tune', 'manual tune'; execução de um método; análise dos critérios de qualidade; execução de uma sequencia; verificação de ar e água; análise em seleção de íons (SIM) e análise em varredura linear ('Scan'); como obter um espectro de massas; como obter um cromatograma de íon; seleção do tempo de solvente; análise dos parâmetros de quantificação; análise dos parâmetros de qualificação. 3. Avaliação escrita e avaliação oral/prática executada por dois treinadores, sendo aprovados os participantes com média maior ou igual a sete (7.0). Presença controlada com lista de presença assinada, sendo necessário a presença em 80% do curso. Visa formação continuada, de qualidade, dos alunos e profissionais que desejem obter e ampliar seus conhecimentos na cromatografia.
Palavras-chave
   cromatografia gasosa, espectrometria de massas, ensino, educação
Público-Alvo
  Alunos de nível médio técnico, de graduação e de pós-graduação, profissionais em áreas da Química, Farmácia, Engenharia Química, Biologia, Meio Ambiente, Geologia, e outras áreas afins que tenham conhecimento básico de Química Geral (de ensino médio). Alunos da UFRJ ou outras IFs ou outras instituições públicas ou privadas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Com o coordenador do curso e sua equipe via email, a saber: debora@iq.ufrj.br ; rafael_garrett@iq.ufrj.br; viniciuspereira@iq.ufrj.br
«« Voltar