«« Voltar
Matemática e leitura
Protocolo do SIGProj:   279679.1523.284024.08082017
De:01/10/2017  à  01/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Wilian Dias Fernandes
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Cassilândia - Unidade Universitária de Cassilândia
Unidade de Origem
  Matemática - Coordenação do Curso de Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Diante de algumas situações que dificultam a aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental, foi necessário pensar em um projeto que aproximasse conceitos presentes na Matemática e na leitura de textos, possibilitando a assimilação de conteúdos necessários para o sucesso da aprendizagem dos alunos. É possível utilizar conceitos presentes nos diversos tipos de leituras para utilizar como recurso no ensino de matemática, pois as formas diferenciadas de textos, podem se tornar ferramentas necessárias no processo de ensino e aprendizagem da matemática, por serem consideradas, de fácil entendimento e ao mesmo tempo, prazerosas de se estudarem. O aluno participante do projeto poderá participar de oficinas dirigidas que envolvam leitura de gibis, história em quadrinhos, poesias, simulação de situações, curiosidades, situações problemas que envolvam conceitos ligados a matemática, como por exemplo: sistema de medidas de massas, comprimento, capacidade, polígonos, área de superfície plana, perímetro, sólidos geométricos, ângulos, comparação, estimativa, lateralidade, percepção espacial, simetria, ampliação e redução de figuras no plano, utilização de leituras de textos, desenhos, construção de maquetes, pinturas, leituras de plantas baixas de casas, medidas de salas, utilização de metros ou réguas, utilização de mapas, croquis, vídeos e outras representações gráficas de objetos ou pessoas que despertem a capacidade de interpretação de diferentes representações.
Palavras-chave
   leitura e interpretação de textos, Interdisciplinaridade, ensino de matemática.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar