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A Política Educacional de Gestão Democrática e a Formação Continuada de Gestores, Coordenadores Pedagógicos e Conselheiros no Âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Protocolo do SIGProj:   279499.1430.206484.29092017
De:20/11/2017  à  20/11/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Solange Jarcem Fernandes
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAED - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tem por objetivo geral aprofundar os conhecimentos em relação à política de gestão democrática e analisar o impacto dos cursos ofertados no âmbito da UFMS em relação à área de gestão educacional por meio do núcleo de aprofundamento curricular em Gestão Escolar do curso de Pedagogia da UFMS, e dos cursos de extensão e de pós graduação lato sensu realizados no período de 2008 a 2016 sob responsabilidade deste núcleo. Assim busca de modo específico avaliar quais foram seus desdobramentos na gestão das redes de ensino municipais e estadual do estado de Mato Grosso do Sul que aderiram aos cursos de Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Formação de Conselheiros Municipais e Conselho Escolar. O estudo será realizado por meio da pesquisa qualitativa orientada por princípios do método dialético com enfoque na análise documental, estudo bibliográfico e do amplo banco de dados já consolidado no decorrer do período em foco. O lócus de pesquisa são as redes municipais e estadual de ensino. Espera-se que a conclusão desta investigação contribua com o avanço do conhecimento na área de gestão educacional e avaliação de políticas públicas.
Palavras-chave
   Gestão da Educação, Avaliação de Políticas Públicas, Democratização da Gestão, Formação Continuada
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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