«« Voltar
PLASTICIDADE FENOTÍPICA DO BOLDO MIRIM EM DIFERENTES AMBIENTES: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Protocolo do SIGProj:   279383.1347.51214.31102017
De:01/03/2017  à  20/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Neuza Rejane Wille Lima
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGB - Instituto de Biologia
Unidade de Origem
  GBG - Departamento de Biologia Geral
Resumo da Ação de Extensão
  O Boldo Mirim (Plectranthus neochilus, Schltr.) é uma planta de origem africa que é comumente cultivada em jardim e hortas medicinai em todo Brasil . Essa especie apresenta diferenças fisiológicas e morfológicas quando cultivada em condições ambientais variadas tais como intensidade luminosa, altitude, umidade, tais como variações quanto à expressão da reprodução sexuada, o número de folhas por ramo, à distância dos entrenós, a área foliar e a morfologia externa das folhas. Tais variações são úteis para explicar o conceito de plasticidade fenotípica e de espécie, desenvolver práticas educacionais, estímulos sensoriais e fomentar a construção do conhecimento. A atividade irá mostrar experimentos com Boldo Mirim em andamento nas estufas localizadas no Campus do Gragoatá e promoverá atividades de observação e mensuração da planta alvo, envolvendo percepções visuais, olfativas e táteis. Essas atividades atenderão os objetivos de atividades de extenção do ProPET Biofronteiras do Instituto de Biologia que vem atuando em conjunto com o PET Farmácia VIVA da Faculdade de Farmácia da UFF e deverá envolver estudantes videntes ou com deficiência visual.
Palavras-chave
   Programa de Educação Tutorial (PET), Biologia vegetal, educação inclusiva, altas habilidades ou superdotação, deficiência visual.
Público-Alvo
  Estudantes da educação básica do estado do Rio de Janeiro, professores e estudantes do Curso de Ciências Biológicas da UFF, professores e mestrandos do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   rejane_lima@id.uff.br
«« Voltar