«« Voltar
Uma análise das concepções sobre o fracasso escolar presentes em prontuários da Seção de Psicologia do Campus de Paranaíba da UFMS
Protocolo do SIGProj:   278520.1430.187410.25072017
De:01/09/2017  à  31/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Jassonia Lima Vasconcelos Paccini
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAR - Câmpus de Paranaíba
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo desta pesquisa é analisar o modo como as concepções dominantes sobre o fracasso escolar se materializam em prontuários de queixas escolares de atendimento psicológico da Seção de Psicologia do campus de Paranaíba da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa documental que objetiva analisar a forma particular como os determinantes do fracasso escolar comparecem em prontuários produzidos em uma seção de psicologia. Para tanto, esta pesquisa se organiza em duas etapas: a) levantamento bibliográfico acerca da temática do fracasso escolar e da queixa escolar, dentre os quais destacam-se: 'A produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia', de Maria Helena de Souza Patto (1987/2008), 'A falsa medida do homem', de Stephen Jay Gould (1991), 'A ideologia das aptidões naturais', de Nöelle Bisseret (1979) e 'Educação e Luta de Classes', de Anibal Ponce (1988); b) em seguida, a pesquisa volta-se à análise documental dos prontuários da seção de psicologia, a fim de identificar nestas objetivações aquelas concepções sobre o fracasso escolar presentes na bibliografia, bem como possíveis concepções críticas sobre o fenômeno. Espera-se que o presente estudo seja um contributo à análise da demanda atual relativa às crianças e adolescentes na Seção de Psicologia do Cpar, bem como à sua adequada hierarquização e oferta de um serviço eficaz e compatível com as necessidades reais das pessoas do município de Paranaíba que o buscam.
Palavras-chave
   Fracasso Escolar, Queixa Escolar, Análise de Prontuários
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar