«« Voltar
Auto-medicação e antimicrobianos: uma relação perigosa
Protocolo do SIGProj:   278102.1347.288850.27092017
De:16/10/2017  à  22/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Renata Ximenes Lins
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ISNF - Instituto de Saúde de Nova Friburgo
Unidade de Origem
  FFE - Departamento de Formacao Específica
Resumo da Ação de Extensão
  Todo ano no Brasil cerca de 23 mil mortes acontecem por conta das 'superbactérias'. Trata-se do terceiro país no ranking mundial na utilização de antimicrobianos na produção de proteína animal, colocando em risco toda a sociedade brasileira. Além disso, a Organização Mundial da Saúde considera as “superbactérias” como uma grande ameaça global em saúde pública pois são cada vez mais escassas as alternativas terapêuticas diante destas cepas. Portanto, o presente projeto pretende disseminar a cultura do uso racional de antimicrobianos, tendo em vista que tal temática reflete um problema atual, em que é crescente a difusão da utilização inadequada desta classe medicamentosa, seja por falhas nas prescrições ou pelo hábito da automedicação. Desta forma, a extensão proposta seria uma ferramenta de articulação entre a universidade e a sociedade, através do desenvolvimento de atividades de Educação em Saúde visando à conscientização dos usuários que frequentam as clínicas da Faculdade de Odontologia da UFF e dos graduandos da Faculdade de Odontologia da UFF sobre o perigo da automedicação com antibióticos. Através da democratização do saber construído no universo acadêmico, poderão ser evitados possíveis malefícios decorrentes do mal-uso dos antimicrobianos e, consequentemente, será promovida a saúde da comunidade em questão. Por fim, pretende-se avaliar o impacto de tais ações na sociedade em questão.
Palavras-chave
   Auto-medicação, Antimicrobianos, Resistência bacteriana
Público-Alvo
  Usuários das clínicas da Faculdade de Odontologia UFF/ Nova Friburgo. Alunos de graduação da Faculdade de Odontologia UFF/ Nova Friburgo (bolsistas e voluntários) também serão beneficiados acompanhando e atuando sob supervisão de professores orientadores (integrantes do projeto). AÇÃO DE ENSINO: . Usuários das clínicas da Faculdade de Odontologia UFF/ Nova Friburgo e alunos de graduação da Faculdade de Odontologia UFF/ Nova Friburgo. AÇÃO DE PESQUISA: . Usuários das clínicas da Faculdade de Odontologia UFF/ Nova Friburgo e alunos de graduação da Faculdade de Odontologia UFF/ Nova Friburgo.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense Pólo Universitário de Nova Friburgo Rua Silvio Henrique Braune, 22 - Centro - Nova Friburgo - RJ CEP: 28.625-650
«« Voltar