«« Voltar
IV Jornada da Alfabetização: neurociências e ensino inicial da leitura e da escrita
Protocolo do SIGProj:   277922.1326.193172.31082017
De:01/09/2017  à  30/03/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Ronei Guaresi
Instituição
  UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Unidade Geral
  VCA - Campus de Vitória da Conquista
Unidade de Origem
  DELL - Departamento de Estudos Linguísticos e Literários
Resumo da Ação de Extensão
  Após discussões em eventos ocorridos em anos anteriores acerca dos temas: Percalços e possibilidades na perspectiva interdisciplinar; A prática da leitura nas séries iniciais e Caminhos para o ensino inicial da leitura e da escrita, ainda, em função do crescente interesse por discussões no âmbito da alfabetização (previsão de 600 pessoas presentes no próximo evento), no próximo evento explorar-se-ão os impactos das descobertas das neurociências à qualificação do ensino oferecido no ciclo da alfabetização. Nas últimas décadas, especialmente com o advento: a) de técnicas não invasivas de investigação do funcionamento da linguagem no cérebro (COHEN, 2010) e b) da área de investigações atualmente sendo denominada de “Ciência da Leitura” (SNOLING e HULME, 2010), alguns aspectos no âmbito dessas discussões científicas apresentam clara relação com o ensino e o aprendizado inicial da leitura e da escrita (MORAIS, 2014). Alguns desses pesquisadores (PEGADO, 2015), sem a pretensão de colocar a neurociência como alternativa ao ensino atual, defendem que o conhecimento dessas discussões pelos alfabetizadores colaborará para maior entendimento acerca do fenômeno do aprendizado humano e, ainda, favorecerá a escolha pelos alfabetizadores de práticas pedagógicas mais efetivas tanto em caso típico quanto atípico de aprendizado. No evento, expoentes pesquisadores da área serão desafiados a discutirem elementos caros à alfabetização: práticas pedagógicas que favorecem a alfabetização; métodos de ensino; apresentação sistematizada do ensino – direto, explícito e ordenado (SOARES, 2004); metodologia de ensino; administração de dificuldades acentuadas de aprendizado, entre outros.
Palavras-chave
   alfabetização, neurociência, escrita, leitura
Público-Alvo
  Professores alfabetizadores estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras Pós-graduandos em Linguística, Letras, entre outros
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   O endereço eletrônico do evento anual é jornadadealfabetizacao@yahoo.com.br
«« Voltar