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Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e inovação nos processos de escolarização na educação inclusiva: diferentes contextos no Brasil e na Espanha
Protocolo do SIGProj:   277852.1430.569.22112017
De:05/02/2018  à  31/08/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  Um dos grandes problemas da educação brasileira consiste no insucesso do cumprimento da meta de se alfabetizar todos os alunos até os 8 anos de idade, desafio que aumenta com a matrícula de alunos com diferentes características, como preconiza a política de educação inclusiva. Atento às responsabilidades das redes públicas de ensino para a efetivação da política de inclusão escolar, o objetivo geral desta pesquisa é analisar possíveis impactos do uso cotidiano de tecnologias e informação e comunicação (TIC) para transformação das práticas pedagógicas na escola, frente ao desafio de organização de ações criativas e inovadoras, que atendam adequadamente a escolarização em escolas em situação de diversidade/adversidade. O campo empírico constitui-se em escolas públicas sediadas nas cidades de Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ),Campo Grande (MS) e Corumbá (MS), no Brasil, e Guadalajara (C-LM, Espanha) e Alcalá de Henares (CM, Espanha), na Espanha. A proposta se articula de forma multidisciplinar, envolvendo conhecimentos produzidos por grupos de pesquisadores que investigam: políticas e práticas de educação especial, desenvolvimento humano e educação, acesso e tratamento de dados estatísticos a partir de fontes oficiais, avaliação de programas educacionais, processos de aquisição da leitura e escrita em escolas comuns, tecnologias de informação e comunicação em sala de aula, mídia, jogos em contextos educativos e alfabetização digital, sistemas de informação e banco de dados.
Palavras-chave
   Educação Inclusiva, Tecnologia de Informação e Comunicação, formação continuada de professores
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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