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Iniciação e constituição da docência em contextos de alfabetização: formação e práticas
Protocolo do SIGProj:   277573.1430.1771.21122017
De:12/02/2018  à  12/02/2021
 
Coordenador-Extensionista
  Marcia Regina do Nascimento Sambugari
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  Na atualidade, os processos escolares de iniciação a leitura e escrita evidenciam dilemas e desafios no campo da formação e prática de professores, apontando à necessidade de compreender a alfabetização de forma ampliada, para além do manejo de materiais didáticos pré-organizados. Parte-se da problemática de que a visão de alfabetização e de letramento de professores em exercício e futuros professores é construída a partir das situações vivenciadas em seu percurso familiar e de escolarização. Dessa forma, questiona-se: quais elementos têm influenciado na constituição de saberes do docente alfabetizador que reverberam em suas práticas cotidianas? Busca-se, com esse estudo, compor um quadro teórico acerca da iniciação e constituição da docência para atuação em contextos de alfabetização, em sua interface com a formação e as práticas educativas na perspectiva do trabalho pedagógico que também envolva jogos, brincadeiras e a ludicidade de forma geral. A abordagem metodológica, do tipo qualitativa, configura-se como documental e bibliográfica, para a construção do estado da arte e do conhecimento acerca da constituição da docência para o campo da alfabetização, com fim de subsidiar futuras pesquisas empíricas. O foco de análise centra-se nos elementos que complementam o currículo obrigatório dos cursos de formação inicial de professores (programas, projetos, ações) que influenciam na constituição do ethos profissional do docente alfabetizador. Também compõe esse estudo a análise da área de Linguagens/Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pretende-se, ainda, mapear e analisar iniciativas de formação continuada voltadas para professores alfabetizadores.
Palavras-chave
   Docência, formação, práticas, alfabetização, letramento
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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