«« Voltar
PALESTRAS EDUCATIVAS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES, FAMILIARES E FUNCIONÁRIOS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS SOBRE SÍFILIS
Protocolo do SIGProj:   277551.1389.58437.03092017
De:10/06/2017  à  30/05/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Carolina Alioia Coch Gioia
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  FaMed - Faculdade de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  A sífilis é uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum transmitida por relação sexual, contato com secreções infectadas e via transplacentária. Apesar dos esforços para controle e prevenção de sífilis, esta continua presente e ativa na população, sendo crescente o número de casos no Brasil e em Rio Grande/RS ( a partir do ano de 2012). A Vigilância Epidemiológica dispõe de algumas notificações (apesar de sub-notificações), as quais demonstram uma elevação tanto dos casos de sífilis adquirida, em gestantes, e em sífilis congênita (2012 a 2016).Há fatores colaboradores para a disseminação da sífilis como: difícil acesso ao pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, sub-notificações,falhas no diagnóstico e tratamento, bem como a falta de educaçãosobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (escolas, universidade, comunidade entre outros). Devido a educação ser uma ferramenta que, apesar de não ter resultados imediatos, é a única forma que pode mudar este terrível panorama, ao longo do tempo. Primeiramente os pesquisadores responsáveis entrarão em contato com a direção da escola e toda a população (alunos, familiares, funcionários) será convidada a receber gratuitamente informações da doença. Somente após o aceite da direção serão agendadas as palestras. A abordagem do conteúdo será através de palestras adaptadas as diferentes idades das crianças e aos adultos. Os alunos de medicina inseridos no trabalho deverão ter sido preparados pelos profissionais e devem ter cursado a disciplina de Agentes Infecto Parasitários. Este estudo tem como prioridade divulgar informações sobre esta terrível doença para tentar, ao menos, a longo prazo mudar o panorama atual desta enfermidade.
Palavras-chave
   sífilis, escolas, palestras, familiares, funcionários
Público-Alvo
  Alunos a partir da 4ª série do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, seus familiares e funcionários da escola.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Email da professora responsável (FURG): carol_alicia_05@yahoo.com.br
«« Voltar