«« Voltar
Formação de Professores de Ciências da Natureza: atividades experimentais investigativas em laboratórios de base científica
Protocolo do SIGProj:   277378.1475.19644.08082017
De:09/09/2017  à  09/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Vera de Mattos Machado
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INBIO - Instituto de Biociências
Unidade de Origem
  CEX - Comissão Setorial de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto tem por objetivo promover a pesquisa e inovação do trabalho pedagógico nos laboratórios escolares de base científica por meio da formação de professores de Ciências da Natureza, fomentando o uso de Atividades Experimentais Investigativas (AEI). A proposta possui abordagem qualitativa, a partir de estudo descritivo e analítico das situações didáticas desenvolvidas junto a professores de laboratório e regentes, em processo formativo, com base nos pressupostos da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008; ZEICHNER, 1993), de quatro escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, com duração de dois anos. O referencial teórico da pesquisa terá por base os estudos de Tardif (2007), Nóvoa (1997), Perez Gomes (1997; 1998) e Zeichner (1993), para tratar de formação docente; Astolfi (1997), Gil-Pérez (1996), Chassot (2003), Delizoicov et al. (2004), Silva e Zanon (2010), Rosito (2008), dentre outros, para discutir sobre ensino científico e Atividade Experimental/Investigativa; além de Goodson (2007) que aborda sobre currículo. Diante dos resultados da pesquisa, espera-se que haja contribuição para mudança epistemológica da prática docente no que diz respeito à pesquisa e inovação do trabalho pedagógico nos laboratórios escolares de base científica, com uso de Atividades Experimentais Investigativas (AEI) no processo de ensino e de aprendizagem, que originará como produto principal, uma Coletânea de Sequências Didáticas em forma de livro, impressa e digitalizada, relacionando teoria e prática científica. Também, como resultado, espera-se contribuir com o fortalecimento em rede dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências (UFMS e UEMS) e as escolas públicas de educação básica de MS.
Palavras-chave
   Atividade Experimental Investigativa, Prática de ensino, Sequência didática, Ciências da Natureza.
Público-Alvo
  Professores de Ciências da Natureza de quatro escolas estaduais situadas em Campo Grande/MS: - Ciências - Biologia - Física - Química
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Contato via Secretaria de Educação de MS
«« Voltar