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Produção Textual de Professores da Educação Básica 2018
Protocolo do SIGProj:   277290.1554.37619.22112017
De:10/01/2018  à  10/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Isabel Gomes Rodrigues Martins
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  NUTES - Núcelo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Resumo da Ação de Extensão
  O curso tem por objetivo resgatar, registrar e dar visibilidade a propostas e projetos de ensino desenvolvidos e realizados no âmbito de escolas de educação básica nos municípios do Rio de Janeiro e Macaé, sobretudo aqueles ligados a temáticas de saúde e ambiente. Sabemos que, no exercício da profissão, os professores mantem articulações com a comunidade, parcerias com universidades, museus, centros de ciência e organizações não-governamentais e que, nestes contextos, constróem saberes e geram produtos que possuem impacto nas realidades educacionais e sociais locais. Entretanto, não há sistemática, valorização ou canal de comunicação dos registros e resultados de tais experiências junto à sociedade, o que reforça a imagem da educação pública como lugar de carência e insuficiência. Tampouco encontramos uma problematização acerca das relações entre escolas e universidades. Neste projeto buscamos implementar práticas de resgate e valorização da experiência docente no contexto de suas relações com a universidade, por meio de atividades de escrita de relatos de experiência visando a sua posterior publicação. Discutiremos obstáculos e estratégias de superação das dificuldades envolvidas em documentar e comunicar os resultados destas experiências por meio: (i) da reflexão sobre os objetivos da comunicação entre pares e com a sociedade; (ii) da valorização da autonomia e autoria do professor; (ii) da análise de trelatos de experiências docentes em termos de sua estrutura e relações com a prática; (iii) familiarização com técnicas de redação e escrita; (iv) promover reflexão, estudo e crítica; (v) da consulta a periódicos, construção de blogs e outros canais de difusão.
Palavras-chave
   formação de professores, autoria, autonomia, escrita, divulgação
Público-Alvo
  Professores da Educação Básica das cidades do Rio de Janeiro (área de abrangência da 11a CRE) e da cidade de Macaé. Alunos de cursos de Licenciatura da UFRJ.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   www.nutes.ufrj.br
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