«« Voltar
BASES ANATÔMICAS E FISIOLÓGICAS DOS PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
Protocolo do SIGProj:   276877.1347.28226.26092017
De:17/08/2017  à  05/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Virginia Fernanda Januario
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PURO - Polo Universitário de Rio das Ostras
Unidade de Origem
  RIR - Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras
Resumo da Ação de Extensão
  Projeto de extensão vinculado ao ensino na área 'Enfermagem em Cuidados Críticos'. Objetivos geral: fundamentar a realização de procedimentos de enfermagem comuns nas unidades de terapia intensiva visando a segurança de usuários internados em situações de alta complexidade. Objetivos específicos: apresentar as etapas para a realização de procedimentos específicos, inerentes à pratica da (do) enfermeira (o) no cuidado ao paciente gravemente doente; revisitar os conteúdos da anatomia regional e fisiologia humanas como fundamentos para a realização dos procedimentos a serem realizados; discutir a prática da enfermagem em cuidados críticos com bases nas melhores evidências científicas e nas diretrizes sobre a segurança do paciente; promover integração ensino-serviço na Rede de Saúde da Região dos Lagos e Baixada Litorânea. Métodos: curso presencial, com encontros quinzenais e periodicidade semestral. A atividade será organizada e conduzida por dois docentes atuantes no curso de graduação em Enfermagem da UFF/Rio das Ostras e contará com a participação eventual de docentes e profissionais convidados da UFF e de outras Instituições vinculadas à Assistência e ao Ensino de Enfermagem cuja atuação tenha aderência com o tema. O público alvo serão alunos do Curso de Enfermagem da UFF e de outras universidades, com matrícula ativa, a partir do oitavo período, e enfermeiras (os) da Rede Pública da Região dos Lagos e da Baixada Litorânea. Esta atividade se propõe a colaborar para o desenvolvimento de ações seguras no cuidado à saúde da população, a promover a integração ensino / serviço e a reiterar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave
   Enfermagem de cuidados críticos, anatomia regional, unidades de terapia intensiva, segurança do paciente
Público-Alvo
  Alunos de graduação em enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde UFF-RO; Alunos de graduação em enfermagem de outras Universidades; Enfermeiros da rede pública da região dos Lagos e Baixada Litorânea. Enfermeiros com interesse na área de assistência hospitalar de alta complexidade.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   E-mail criado especificamente para temas relativos à atividade de extensão: anatoenf.uff.ro@gmail.com E-mail institucional da coordenadora do curso: virginiajanuario@id.uff.br Telefone Celular da coordenadora do curso: (22) 99988-4615
«« Voltar