«« Voltar
CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA AOS CIRCULANTES DO BLOCO CIRÚRGICO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DR. MIGUEL RIET CORREA JR. – LIC/FURG
Protocolo do SIGProj:   276516.1389.49911.18062017
De:01/06/2017  à  01/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Luciano Zogbi Dias
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  FaMed - Faculdade de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  Em cada procedimento cirúrgico, estão envolvidos diversos profissionais, atuando diretamente no ato operatório, como o cirurgião principal, cirurgiões auxiliares e instrumentador; e indiretamente, como a equipe anestésica e o circulante de sala. Cada um desempenha uma função diferenciada que, à semelhança de uma orquestra, é fundamental para o perfeito andamento da cirurgia. O papel do instrumentador é montar a mesa cirúrgica, preparando todo o material para a operação que será realizada. Durante o ato cirúrgico, o instrumentador alcança cada instrumento ao cirurgião e organiza adequadamente tais instrumentos na sua mesa, de forma a otimizar a cirurgia com rapidez, segurança e eficiência. É quem verifica o material que será utilizado antes de começar, o que pode estar faltando ou não funcionando, o que deve ser trocado e até avisa ao cirurgião elementos que possam ter passado desapercebidos por ele e pelo restante da equipe. Após a operação, junta cada material no seu local apropriado, a peça cirúrgica extirpada e ajuda a equipe na saída do paciente.
Palavras-chave
   Instrumentação cirúrgica, cirurgia segura, cirurgia geral, medicina, educação profissional
Público-Alvo
  A atividade visa atender dois públicos-alvo: 1. Circulantes do bloco cirúrgico do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. da FURG (HU-MRCJ/FURG); e 2. Alunos da FAMED/FURG que atuam como membros da LIC/FURG.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   ebserh.gov.br
«« Voltar