«« Voltar
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SANTO ANTONIO DA PATRULHA
Protocolo do SIGProj:   276361.1389.73435.05092017
De:15/06/2017  à  29/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Darlene Arlete Webler
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta diz respeito à organização de um Programa de Formação Continuada para docentes do Ensino Fundamental do Quadro de Magistério de SAP, em parceria entre FURG-SAP, SEMED-SAP e UAB-SAP, para atender às demandas e necessidades da rede de ensino de Educação Básica. O foco está voltado, neste semestre, especialmente, para as áreas da Linguagem e da Matemática, no Ensino Fundamental - Séries Finais. As ações de formação continuada, para o 2º semestre de 2017, previstas nesta proposta, incluem em seu planejamento a realização de um Seminário de Educação com a participação de todos os docentes da rede municipal de SAP, de cursos nas áreas de Linguagem e de Matemática e de um Encontro de sistematização e encerramento. A relevância desta proposta está para a necessidade do contínuo fomento à atualização e qualificação pedagógica de docentes atuantes na Educação Básica, dada a intrínseca relação entre teoria e prática. Há de se destacar ainda o peculiar quadro contextual repleto de grandes desafios que está posto aos profissionais da Educação Básica. Considerando os indicadores gerais de desempenho que apontam para deficiências, especialmente, nas áreas da Matemática e das Linguagens, no Brasil, no RS e em S. Antônio da Patrulha, optou-se por, neste semestre, dar ênfase a estas áreas no nível das séries finais do Ensino Fundamental (5º ao 9º Ano). A pretensão, no entanto, é implementar gradualmente diferentes ações em todas as áreas do Ensino Fundamental, o que deverá ocorrer ao longo de 2018.
Palavras-chave
   Formação Continuada Docente, Linguagens, Matemática
Público-Alvo
  O projeto tem como público-alvo os docentes de Educação Básica, vinculados ao Quadro de Magistério de Santo Antônio da Patrulha. Especificamente a 2ª ação (Cursos) é destinada aos atuantes de 5º ao 9º Ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, visto que os docentes da Educação Infantil e das Series Iniciais estão vinculados dois outros processos de formação continuada.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Os contatos de divulgação são: - Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio da Patrulha - SEMED/SAP; - Universidade Aberta do Brasil - UAB - Polo/SAP; - Universidade Federal do Rio Grande - FURG/SAP.
«« Voltar