«« Voltar
O papel das tecnologias digitais em processos educativos de Matemática
Protocolo do SIGProj:   275481.1430.45913.09062017
De:18/12/2017  à  14/12/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Aparecida Santana de Souza Chiari
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  As tecnologias digitais estão presentes em todos os contextos sociais e sua influência aumenta rapidamente, principalmente após a difusão dos telefones inteligentes. Em velocidade menor, elas adentram o cenário educacional. Almejando avançar nas possibilidades de uso pedagógico de recursos digitais, neste projeto pretende-se analisar o uso das tecnologias digitais em processos educativos associados à matemática, em ambientes presenciais, virtuais ou mesclados, visando colocar em debate práticas pedagógicas que explorem as especificidades das tecnologias digitais, explorando potencialidades que elas oferecem e que não estão presentes em outras mídias. A pesquisa será ancorada metodologicamente na perspectiva qualitativa e usará os procedimentos de observações participantes e entrevistas durante as aulas de matemática e em cursos de extensão para produção de dados. A análise será desenvolvida com base na Teoria Enraizada. Com a pesquisa espera-se avançar no estudo sobre materiais didáticos digitais produzidos de forma coletiva com participação intensa de alunos e, com isso, promover produção de material digital por eles e para eles.
Palavras-chave
   Educação Matemática, Teoria Enraizada, Colaboração
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar