«« Voltar
Boas Práticas para Merendeiras da Rede Pública Estadual de Abrangência da 15ª CRE
Protocolo do SIGProj:   275197.1344.271360.03062017
De:19/06/2017  à  24/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Luiza Pieta
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A expressão “Segurança de Alimentos” vem do inglês “Food Safety” e refere-se à garantia da qualidade dos alimentos comercializados, desde as etapas de manipulação e preparo até o consumo destes. Ou seja, os mesmos devem ser saudáveis, sem a presença de contaminantes químicos (como resíduos de agrotóxicos e metais pesados), físicos (partes de pedras e insetos, por exemplo) e biológicos (como bactérias), e não devem causar danos à saúde ou integridade do consumidor. Já o termo “Segurança Alimentar” vem do inglês “Food Security” e refere-se ao conceito de implantação de políticas públicas com o intuito de garantir a todas as pessoas, em todas as épocas e no mundo todo, o direito de acesso a alimentos em qualidade nutricional e quantidade apropriadas para uma vida saudável e ativa. É de extrema importância a garantia de uma alimentação com qualidade tanto microbiológica quanto nutricional a todos os indivíduos, e tratando-se de crianças em idade escolar, os cuidados devem ser maiores. Além dos alimentos auxiliarem no seu crescimento e desenvolvimento, a presença de microrganismos patogênicos nos alimentos ingeridos por estas crianças torna-se um grande risco à sua saúde, uma vez que tratam-se de indivíduos com baixa imunidade. Dessa forma, faz-se necessário o treinamento sobre Boas Práticas (de Manipulação) às merendeiras escolares da rede pública estadual de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação.
Palavras-chave
   Boas Práticas, controle de qualidade, merendeiras escolares, segurança alimentar, segurança de alimentos
Público-Alvo
  As duas etapas do curso de Boas Práticas serão destinadas a merendeiras escolares da rede pública estadual de abrangência da 15ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Luiza Pieta - luiza.pieta@erechim.ifrs.edu.br Marlova Elizabete Balke - marlova.balke@erechim.ifrs.edu.br Monalise Marcante Meregalli - monalise.meregalli@erechim.ifrs.edu.br
«« Voltar