«« Voltar
O ambiente educacional e a produção de subalternidades: diálogos formativos sobre relações étnico-raciais e de gênero em sala de aula
Protocolo do SIGProj:   274968.1344.216694.01062017
De:07/07/2017  à  16/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  João Marcelo Faxina
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Como espaço de construção de conhecimento e de desenvolvimento do espírito crítico, onde se formam sujeitos, corpos e identidades, o ambiente escolar torna-se uma referência privilegiada para o reconhecimento, diálogo e convívio com o outro, aqui percebido em sua singularidade constituinte. Tendo isso em vista, este projeto visa à discussão sobre as diferenças no ambiente educacional, tendo como foco privilegiado as discussões contemporâneas a respeito do gênero, da raça e das sexualidades. Para isso, propõe-se a realização, nos dias 10 e 11 de agosto de 2017, do 'Diversifica', evento que tem por objetivo proporcionar um espaço para debates e discussões de temas relacionados à cidadania e aos direitos humanos de grupos subalternizados, além de visar ao enfrentamento das desigualdades por meio da discussão com estudantes, servidores e comunidade do município de Erechim. Este projeto sugere ainda a realização de três atividades formativas com professores da Educação Básica da rede pública do município acerca de temas relacionados às relações étnico-raciais e de gênero em sua interface com o ensino. As capacitações serão promovidas por servidores do IFRS vinculados aos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades (NEPGS) e ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).
Palavras-chave
   Gênero, Sexualidades, Raça, Subalternidades, Educação
Público-Alvo
  O público-alvo do projeto é constituído por discentes, servidores do IFRS, profissionais da Educação Básica do município de Erechim e comunidade externa (estudantes e servidores de outras universidades, ONGs, movimentos sociais, etc).
Situação
  Atividade
Contato
   João Marcelo Faxina - jornalista/ Telefone: (54) 3321-7506
«« Voltar