«« Voltar
Cientista na Escola, Aluno no Laboratório
Protocolo do SIGProj:   274690.1484.286828.31052017
De:07/08/2017  à  10/08/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Claudia Neto Paiva
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IMPPG - Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes
Resumo da Ação de Extensão
  Nossa proposta foi construída em colaboração a Escola Municipal Menezes Cortes, tendo como base a minha (Claudia N. Paiva) experiência em projeto de extensão para integração no ensino médio da Região Serrana de Nova Friburgo com a Universidade. Nessa experiência pregressa foi criada uma história para ensino de Método Científico, com base nas obras de Karl Popper “A lógica da descoberta científica', sobre uma fruta vermelha que os habitantes de uma cidade acreditavam que era capaz de promover saúde. A partir dessa história, o estudante será conduzido a entender o contraste entre a crença dos habitantes de uma cidade e a forma pela qual os cientistas testam essa crença; aprenderá como os cientistas coletam, analisam os dados e refutam hipóteses com base no teste experimental; será apresentado a diferença entre o conceito científico de corroboração de uma hipótese e o conceito leigo de “comprovação”; será convidado a construir novas hipóteses e formas de testá-las, e apresentado à forma como a Ciência trabalha: sem nunca saber se chegou à verdade, mas construindo modelos sobre a natureza que permitem construir tecnologia e transformar o mundo para nosso benefício. Utilizaremos também histórias conhecidas de descoberta científica, como a descoberta da Doença de Chagas por Carlos Chagas e criação das vacinas. Por fim, contaremos um pouco sobre quais as técnicas mais utilizadas em laboratório para o teste de nossas hipóteses. No dia seguinte, os alunos irão em ônibus da escola visitar os laboratórios da UFRJ, onde verão algumas dessas técnicas sendo realizadas.
Palavras-chave
   método científico, cientista, educação, laboratório
Público-Alvo
  Estudantes do ensino médio em torno de 15 anos
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar