«« Voltar
Ampliando Horizontes, Diminuindo Barreiras: English as Foreign Language (EFL) para Deficientes Visuais
Protocolo do SIGProj:   274689.1400.34201.31052017
De:01/08/2016  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Marcia Sueli Pereira da Silva Schneider
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUPN - Campus de Porto Nacional
Unidade de Origem
  RI - Relações Internacionais
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta deste projeto de pesquisa e extensão nasceu em decorrência de uma demanda apresentada por uma aluna com deficiência visual matriculada em um curso de graduação na Universidade Federal do Tocantins que solicitou ajuda em relação à indicação de material para a aprendizagem de língua inglesa escrito em Braille. Como não há no mercado material didático de língua inglesa voltado para o ensino de alunos com deficiência visual e, considerando a necessidade de propiciar a inclusão social que tem sido tão discutida nos meios acadêmicos e, compreendendo o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira como algo que propicie melhores oportunidades para o aluno inserir-se no mercado de trabalho, este projeto tem como objetivos: a) investigar como a professora aprende a ensinar língua inglesa para aluno como deficiência visual, b) analisar os processos/métodos de utilização dos recursos didáticos para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual. Com base nos objetivos propostos as seguintes perguntas de pesquisa nortearão o desenvolvimento do trabalho: 1. Como a professora aprende a ensinar alunos com deficiência visual?; 2.Quais os sentidos a professora atribui ao ensino-aprendizagem de língua inglesa para alunos com deficiência visual?; 3. Como se dá o processo de letramento do Braille em língua inglesa pelo aluno com deficiência visual e pela professora?; 5. Como a metodologia adotada possibilitou a apropriação do conhecimento?; O aporte teórico fundamenta-se na Linguística Aplicada que se preocupa em estudar as ações humanas em contextos variados.
Palavras-chave
   EFL, Ensino-Aprendizagem, Letramento, Inclusão
Público-Alvo
   Aluna Deficiente Visual do Curso de Jornalismo
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar