«« Voltar
Projeto de Inclusão Digital e Acessibilidade na Escola Municipal de Educação Especial Tristão Sucupira (Cópia) 03-03-2016
Protocolo do SIGProj:   274559.1344.73715.30052017
De:15/06/2017  à  01/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Pedro Chaves da Rocha
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Restinga - Câmpus Restinga - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Com os bons resultados obtidos e divulgados em Seminários e Mostras, esta pesquisa é um trabalho contínuo de projetos anteriores visando a inclusão social através da acessibilidade e inclusão digital. Sempre buscando prover acesso em ambientes físicos e virtuais, autonomia, independência e qualidade de vida a todos aqueles que, em função da deficiência ou dificuldade, sintam-se alijados das práticas sociais e/ou acadêmicas. Nesse contexto, busca-se difundir os benefícios já obtidos com os projetos de Habitação Universal e Desenvolvimento de Produtos de Tecnologia Assistiva no IFRS – Campus Bento Gonçalves e expandidos para os demais campi. Habitação Universal: esta ação pretende quebrar barreiras arquitetônicas existentes nos campi do IFRS. O desenvolvimento de Produtos de tecnologia assistiva visa confeccionar recursos já construídos dentro do grupo de pesquisa da instituição (NAPNE). Estas atividades serão expandidas para mais escolas Especiais da rede Municipal de Porto Alegre, além da escola Especial Tristão Sucupira, conveniada a este projeto. O presente projeto, também visa pesquisar novos softwares e produtos que possam auxiliar as PNEs (Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) desta instituição. Neste contexto continuam os estudos com o uso do Tablet, vocalizador (Go Talk), Teclado Intellikey e o Kinect como ferramentas de inserção e inclusão digital acompanhados de orientação pedagógica para pessoas com deficiência, através da aplicação e do desenvolvimento de aplicativos para estas tecnologias.
Palavras-chave
   acessibilidade física, desenho universal, tecnologia assistiva, inclusão social, inclusão digital
Público-Alvo
  O projeto tem como objetivo atender as pessoas com as mais variadas deficiências da comunidade local, salientando que a região é extremamente carente.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar