«« Voltar
Tratamento de efluente industrial com uso de decantador e filtro de fibras flexíveis. Estudo de caso: efluente gerado em uma politriz na empresa Black & Decker do Brasil LTDA
Protocolo do SIGProj:   273887.1329.260351.30062017
De:01/08/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Julio Cesar de Souza InÁcio GonÇalves
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICTE - Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Resumo da Ação de Extensão
  Os efluentes industriais necessitam passar por algum tipo de tratamento antes de serem lançados nos corpos receptores ou em redes coletoras de esgotos. Esta ação é uma exigência dos órgãos ambientais competentes, de modo que os efluentes sejam descartados dentro dos padrões requeridos pela legislação ambiental. A Black & Decker do Brasil LTDA, é uma multinacional fabricante de ferramentas e instrumentos de uso doméstico e industrial. O efluente gerado no lixamento da base do ferro de passar roupa é dos atuais problemas da Black & Decker (unidade de Uberaba), pois o efluente é constituído por elevada concentração de alumínio (oriundo da base do ferro) e sílica (oriundo da lixa) em suspensão. Este projeto tem como objetivo investigar a eficiência de remoção de alumínio + sílica com uso de um sistema de tratamento combinado, composto por um decantador seguido por um filtro de fibras flexíveis. Para tanto, um diagrama de coagulação será produzido afim de determinar a dose de coagulante a ser utilizado no sistema de tratamento. Os resultados encontrados irão subsidiar a definição de ações de reuso do clarificado e o beneficiamento do lodo.
Palavras-chave
   tratamento de efluente industrial, Black & Decker
Público-Alvo
  Funcionários da Black & Decker LTDA, Unidade Uberaba e a população uberabense que se beneficiarão com a melhoria do controle ambiental desta empresa, principalmente os processos que envolvem a água como parte do processo produtivo.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Julio Cesar de Souza Inácio Gonçalves Vinícius Carvalho Rocha
«« Voltar