«« Voltar
Grupo de Estudos em Animais Silvestres do Tocantins - Atividades Interdisciplinares em Conservação da Fauna do Cerrado (Cópia) 19-05-2017
Protocolo do SIGProj:   273129.1400.139234.19052017
De:25/01/2017  à  25/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Kelen Felipe Lima
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUA - Campus de Araguaína
Unidade de Origem
  VET - MEDICINA VETERINÁRIA
Resumo da Ação de Extensão
  O Cerrado é um bioma que apresenta uma grande necessidade de investimentos em conservação, em virtude dos aspectos políticos e históricos que o permeiam, os quais contribuíram com a negligencia na implementação de políticas públicas para a conservação do mesmo. Nesse contexto, a Educação Ambiental poderá auxiliar no processo de conservação da fauna local, no momento em que oferece ferramentas para que a população possa compreender a necessidade da proteção do ambiente em que ela vive, entendendo que disso depende a manutenção da sua própria vida, a qual se encontra inserida no ecossistema e não à margem dele. Este projeto tem como base o tripé ensino-pesquisa-extensão, já que o mesmo direciona o seu foco para ações ambientalistas, cujo conhecimento gerado será direcionado para a busca da cidadania. Ao tomar conhecimento dos problemas ambientais, o público identifica soluções, podendo tornar-se parte das ações que conduzam à melhoria do mesmo. Portanto, conhecimento, percepção dos problemas e participação na solução dos mesmos são importantes ferramentas para o desenvolvimento da consciência ambiental. Ademais, este projeto fomenta a produção acadêmica e formação de recursos humanos, já que os resultados obtidos serão divulgados em congressos e simpósios de áreas afins. Além disso, este projeto busca a execução das ações com instituições parceiras, tais como o CIPRA e o NATURATINS, além de possuir em sua equipe de execução docentes da UFT de áreas interdisciplinares, o que o torna pioneiro e inovador, no que tange à implementação de estratégias de conservação ambiental no município de Araguaína – TO.
Palavras-chave
   Educação Ambiental, Conservação, Fauna, Cerrado
Público-Alvo
  Alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Biologia, Química, Zootecnia, Profissionais de áreas afins, alunos do ensino fundamental das escolas Municipais de Araguaína - TO, professores da rede pública municipal, população em geral.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar