«« Voltar
ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – TERRA COMO HIPER ORGANISMO
Protocolo do SIGProj:   273102.1554.5918.22112017
De:10/01/2018  à  10/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Luiza Pinheiro Guimarães Fragoso
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  EBA - Escola de Belas Artes
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – TERRA COMO HIPER ORGANISMO, coordenado pelo NÚCLEO DE ARTE E NOVOS ORGANISMOS faz parte de um contexto maior que integra a A Rede de Pesquisa Internacional Terra como Principio Educativo, uma proposta do NEED Núcleo de Estudos de Educacão e Diversidade, Unemat -Tangará da Serra. Fragoso desenvolve projetos e eventos junto ao NEED desde 2004 e em 2016 contribuiu para o edital da FAPEMAT e a criação da Rede de Pesquisa Internacional da qual o NANO é parceiro. Com o objetivo de integrar e colaborar com essa rede, estamos institucionalizando o trabalho de extensão do NANO que já vem sendo realizado desde 2010. A proposta procura articular a pesquisa em arte, ciência e tecnologia ao ensino e a extensão universitária em contextos da formacão continuada de professores e estudantes da Educacão Básica do MT nas modalidades campo, indígena e quilombola dos municípios de Tangará da Serra, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis e Sapezal, focando num caráter acadêmico e científico que considera a atual critica a hegemonia da ciência moderna para estabelecer um dialogo com os saberes tradicionais e suas expressões na arte contemporânea. Deste modo, o NANO se propõe a levar para as escolas o trabalho desenvolvido no laboratório, discutir conceitos, proporcionar experiências práticas, questionar metodologias de ensino da arte, bem como trazer para a universidade a riqueza dos conhecimentos e vivências que fazem parte da cultura e da história de nosso país.
Palavras-chave
   NANO, ARTE, TERRA, ORGANISMO, TECNOLOGIA
Público-Alvo
  O PROJETO ESTA DIRECIONADO PARA DIFERENTES PÚBLICOS DE ACORDO COM SUAS DIFERENTES ETAPAS. PROCESSO DE CONCEPÇÃO E PLANEJAMENTO É REALIZADO INTERNAMENTE, NO NANO, COM OS COM COLABORADORES NA UFRJ E OS PARCEIROS DA UNEMAT VIA REUNIÕES ONLINE. PARTICIPAM DESSAS REUNIÕES PROFESSORES REPRESENTANTES DAS ESCOLAS, CEFAPRO -MT, ALDEIAS, ASSENTAMENTO E QUILOMBO. AS OFICINAS REALIZADAS NO NANO/UFRJ SÃO ABERTAS AOS ESTUDANTES, PROFESSORES E TÉCNICOS DA UFRJ, BE COMO ARTISTAS, ESTUDANTES E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, E PESQUISADORES. AS OFICINAS REALIZADAS NO MATO GROSSO TEM COMO PÚBLICO ALVO PRINCIPAL ESTUDANTES E PROFESSORES DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL. O EVENTO HIPERORGÂNICOS TEM COM PÚBLICO ALVO A COMUNIDADE ACADÊMICA, E O PÚBLICO FREQUENTADOR DOS MUSEUS E ESPAÇOS CULTURAIS ONDE É REALIZADO. ANO PASSADO TIVEMOS MAIS DE 3000 VISITANTES AO DIA NO MUSEU DO AMANHÃ. OS DIÁLOGOS E SEMINÁRIOS ESTÃO VOLTADOS PARA A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES, E DE PÚBLICO.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   CONTATO SERÁ VIA SITE DO NANO (HTTP://NANO.EBA.UFRJ.BR) E PELO TELEFONE 21-39380920. INSCRIÇÕES SERÃO VIA FORMULÁRIO ON LINE A PARTIR DA PÁGINA DO NANO E DOS PARCEIROS COMO O NEED-UNEMAT (http://need.unemat.br)
«« Voltar