«« Voltar
Tecnologia de Informação e Comunicação-TIC na diversidade: Possibilidades para a educação inclusiva em escolas de Araguaína-To (Cópia) 19-05-2017
Protocolo do SIGProj:   273034.1400.265986.19052017
De:25/01/2017  à  25/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Antonia Marcia Duarte Queiroz
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUA - Campus de Araguaína
Unidade de Origem
  GEO-Lic - GEOGRAFIA (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo desse trabalho é impulsionar a reflexão em torno da necessidade de capacitação para o uso pedagógico das Tecnologia de informação e comunicação -TIC na formação de professores em meio a diversidade. E, nesse momento dar visibilidade para a educação inclusiva em meio as inovações tecnológicas. Ou seja, diagnosticar a situação do ensino de Geografia nas escolas públicas de Araguaína, considerando as dificuldades enfrentadas pelos docentes, os recursos e a estrutura informática disponível a educação no sentido de uma efetiva educação inclusiva de docentes e discentes nas TIC. Esse levantamento se faz necessário e é parte integrante da pesquisa maior ESTUDO, USO E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO NORTE DO TOCANTINS que está sendo desenvolvida nessa instituição. E os objetivos específicos se orientam na perspectiva de identificar a importância e as implicações da TIC como recursos mediadores no processo de ensino e de aprendizagem nas escolas estaduais na cidade de Araguaína. Sendo assim, esse projeto servirá para explorar diferentes estratégias metodológicas de adequação na utilização da TIC como recurso mediador no processo de ensino e de aprendizagem e suas implicações na inovação das Práticas Pedagógicas. Assim propiciar situações vivenciadas para que os alunos experimentem as diferentes possibilidades de educar no meio tecnológico. Portanto construir embasamento teórico para futuras propostas didático- pedagógicas na utilização das TIC como recurso pedagógico/ educacional inclusivo em meio a diversidade.
Palavras-chave
   Geografia, Ensino, Inclusão, Tecnologias de Informação e comunicação
Público-Alvo
  Professores de Araguaína
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar