«« Voltar
Feira das Profissões - UFT-Gurupi
Protocolo do SIGProj:   272498.1400.281388.18052017
De:15/05/2017  à  01/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Luiz da Silveira Neto
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUG - Campus de Gurupi
Unidade de Origem
  ENGBIO - ENGENHARIA BIOTECNOLÓGICA E DE BIOPROCESSOS
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo da Feira das Profissões é introduzir alunos do terceiro ano do Ensino Médio do município de Gurupi-TO ao ambiente universitário por meio da divulgação das atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão realizadas no campus de Gurupi (UFT-Gurupi), do esclarecimento de dúvidas sobre como ingressar em Universidades Públicas e da interação entre os alunos visitantes e os acadêmicos da UFT-Gurupi. Isto é, nós queremos mostrar aos vestibulandos que ingressar em uma Universidade Pública é um sonho possível e está ao alcance de todos. Traremos cerca de 300 alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas do município. Nossos acadêmicos colaboradores recepcionarão os alunos na escola de origem e farão uma lista de presença para posterior emissão de certificados e serão guias turísticos dos visitantes durante todo o evento. Os ônibus circularão pela UFT-Gurupi, mostrando nossas instalações. Após o tour, os visitantes serão conduzidos ao anfiteatro, onde o nosso diretor Prof. Gil Rodrigues dos Santos ministrará uma palestra de boas vindas com o tema “O que é Universidade?”. Posteriormente, os visitantes conhecerão a biblioteca, o refeitório universitário e laboratórios de nossos cursos: Agronomia, Química Ambiental, Engenharia Florestal e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Após, serão convidados a assistir a uma palestra sobre orientação vocacional ministrada pela assistente social Patrícia Régia de Oliveira Vicenal, servidora técnica de nosso campus. Por fim, assistirão a bandas compostas por acadêmicos da UFT-Gurupi. As atrações do período matutino serão repetidas no período vespertino.
Palavras-chave
   Universidade, Sociedade, Ensino, Pesquisa, Extensão
Público-Alvo
  Nosso público alvo será definido da seguinte forma: PUBLICO INTERNO DA UNIVERSIDADE/INSTITUTO Docente (A): 10 docentes dos quatro cursos de graduação oferecidos pelo campus (Agronomia, Engenharia Florestal, Química Ambiental e Engenharia de Bioprocessos e de Biotecnologia), distribuídos da seguinte forma: 1 coordenador de cada curso; 1 tutor dos laboratórios temáticos; 1 coordenador do projeto, e 1 diretor do campus. Discentes de graduação (B): 65 discentes distribuídos entre as seguintes atividades: 20 guias turísticos; 20 organizadores dos laboratórios temáticos; 10 apoio, e 15 músicos. Cada guia turístico será responsável por 15 visitantes e os acompanhará durante todo o evento: 10 grupos matutinos e 10 grupos vespertinos. Os organizadores dos laboratórios temáticos ficarão responsáveis pela elaboração e execução de ideias interessantes para os visitantes. O grupo de apoio ficará de prontidão para solucionar eventuais problemas que possam surgir. Os 15 músicos serão responsáveis pelas músicas tocadas ao vivo no final do evento. Discentes de Pós-Graduação (C): quatro discentes serão distribuídos em quatro laboratórios temáticos (um por curso) e servirão como suporte técnico aos discentes de graduação. Técnico Administrativo (D): cinco técnicos administrativos estarão envolvidos na organização de espaço físico; redação de ofícios para empréstimo de transporte público; solicitação de patrocínios, e confecção de material de divulgação. Dvuas técnicas do Serviço de Apoio Psicopedagógico serão responsáveis pela palestra vocacional e explanação sobre possibilidades de bolsas estudantis. Outro (E): quatro profissionais de limpeza e um zelador. INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS FEDERAIS: Docentes (A): cinco docentes que acompanharão seus alunos do Instituto Federal de Tocantins (IFTO), unidade de Gurupi. Outros (E): 60 discentes do terceiro ano do ensino médio da IFTO. INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS ESTADUAIS Docentes (A): serão 14 docentes: um diretor de ensino e dois professores de cada uma das quatro escolas estaduais participantes do projeto. Os diretores serão parceiros de nossa articulação entre UFT-Gurupi e as escolas estaduais e os professores serão responsáveis por seus próprios alunos. Outros (E): 240 alunos de ensino médio das quatro escolas estaduais.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Prof. Luiz da Silveira Neto, UFT, campus de Gurupi. E-mail: cec@uft.edu.br; luiz.silveira@uft.edu.br. Telefone: (63) 3311-3552.
«« Voltar