«« Voltar
A redação no contexto vestibular da UFRGS
Protocolo do SIGProj:   272452.1344.241168.22112017
De:07/12/2017  à  22/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Andreia Scheeren
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Osório - Câmpus Osório - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto 'A redação no contexto vestibular da UFRGS' visa oferecer à comunidade discente do IFRS e escolas públicas da região uma oficina de instrumentalização para a redação da Universidade Federal. Organizado em três encontros, a oficina aborda os critérios de avaliação por meio da análise dos aspectos de expressão e conteúdo desse gênero. A metodologia utilizada é a abordagem baseada em problemas, proposta por Neusi Berbel. Essa estratégia pedagógica estimula a atitude ativa dos estudantes ao inserir exemplos de problemas de redações em situações reais de uso. Para isso, os encontros serão organizados em três etapas: 1) domínio da tipologia, desenvolvimento do tema e do ponto de vista e qualidade do conteúdo; 2) organização do texto, coesão textual e investimento autoral; 3) problemas de expressão linguística: pontuação, concordância, inadequação de nexos e fragmentação de frases. As sessões, seguindo a lógica das metodologias ativas de aprendizagem, são conduzidas da prática da reflexão linguística à da produção textual. Os estudantes serão orientados a produzir redações a cada novo encontro. A professora responsável pelo projeto atenderá individualmente todos os participantes.
Palavras-chave
   Redação, UFRGS, Projeto, Aprendizagem baseada em problemas
Público-Alvo
  Alunos de Ensino Médio e Técnico.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   andreia.scheeren@osorio.ifrs.edu.br
«« Voltar