«« Voltar
Curso em Beneficiamento do Pescado
Protocolo do SIGProj:   272095.1484.34009.31052017
De:05/08/2017  à  05/04/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Lúcia do Amaral Vendramini
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CT - Centro de Tecnologia
Unidade de Origem
  NIDES/CT - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Resumo da Ação de Extensão
  O curso de Beneficiamento de Pescado é um cursos de Extensão gratuito, fruto da observação de que a distância entre o conhecimento das tecnologias de beneficiamento do pescado e as comunidades de pescadores menos favorecidas, interfere negativamente com a segurança alimentar local e o projeto pretende minimizar a distância deste conhecimento. Oferecido conforme a demanda dos grupos participantes e apoio financeiro do MEC, através da UFRJ e parcerias com as Prefeituras Municipais. O curso de extensão de carga horária de 24 horas, desenvolvido com a equipe do Laboratório de Tecnologia de Alimentos EQ/UFRJ. O objetivo principal dos cursos é divulgar os conceitos sobre composição química, deterioração e aspectos legais que precisam ser adotadas no setor, de maneira que ao final do curso o aluno conheça e reconheça os quimicamente a composição do pescado e sua deteriorização, visando o melhoramento da cadeia produtiva da pesca, bem como orientar sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF) que são práticas de higiene que devem ser implementadas pelas indústrias de alimentos com a finalidade de garantir a segurança de alimentos, ou seja, garantir que não haja nenhum contaminante, seja ele físico, químico ou microbiológicos que venham inapropriar o consumo desse alimento. A legislação federal regulamenta que essas práticas devem ser adotadas por todo tipo de indústria ou serviço de alimentação.
Palavras-chave
   Pescado, composição química, tecnologia social, surimi, boas práticas.
Público-Alvo
  Profissionais do setor da pesca e manipulação de pescado e pescadores artesanais cadastrados na Associação de Pescadores e Maricultores da Ilha da Marambaia, na Associação de Pescadores de Jaguanum, na Associação de Maricultores de Mangaratiba e na Colônia de Pescadores Z16. Alunos de nível fundamental, médio das 37 Escolas Municiais de Mangaratiba serão convidados e de graduação da UFRJ, funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Secretaria Municipal de Educação e da ONG Instituto Boto Cinza.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   UFRJ - Ana Lúcia Vendramini - Tel: (21) 3938-7618 Email: labtecnologiadealimentos@gmail.com Mangaratiba - Wanderson Conceição - Tel: (21) 97103-9056 Email: superintendencia.pesca@mangaratiba.rj.gov.br Itaguaí - Jailson Barbosa Coelho - Tel: (21) 97032-7791 Email: jailsonbcoelho@terra.com.br
«« Voltar