«« Voltar
Levantamento da fauna afetada por queimadas na Micro Região de Araguaína e educação da população como meio de prevenção de focos de queimadas.
Protocolo do SIGProj:   271899.1400.284384.18052017
De:01/07/2017  à  01/07/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Paula Gering
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUA - Campus de Araguaína
Unidade de Origem
  VET - MEDICINA VETERINÁRIA
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tem como objetivo realizar um levantamento do número e espécie de animais queimados na Micro Região de Araguaína, além de identificar quais são as áreas mais atingidas pelos focos de incêndio. Com os resultados obtidos, os participantes do projeto irão, através de explanações e cartazes orientar a comunidade sobre os efeitos das queimadas na fauna e educação ambiental. As queimadas também são responsáveis pela diminuição de importantes biomas brasileiros: Amazônia e Cerrado, ambos explorados pela prática agropecuária e presentes no Tocantins. Dessa forma, as queimadas estão entre os principais impactos ambientais causados pelo homem, em especial, no Cerrado. Diante de tanto desastre é preciso uma educação ambiental com enfoque exclusivo e de forma sistemática em relação às queimadas. Com base nisso, os impactos na biodiversidade, o manejo correto do fogo e orientações sobre captura e resgate de animais realizados pela Polícia Ambiental e Bombeiros serão temas abordados durante as explanações elaboradas após o levantamento e que visa sensibilizar comunidades com o maior número de focos de queimadas. As palestras serão realizadas semanalmente nas quais o público alvo serão alunos de escolas e a comunidade de áreas mais afetadas. Será realizada a confecção de cartazes informativos para auxílio visual e apresentação vídeo-visual. Para a análise dos resultados, questionários serão realizados para definir a eficácia do projeto e quando o projeto completar 11 meses, novo levantamento referente ao número de animais queimados será realizado.
Palavras-chave
   Fauna, Queimadas, Araguaína, Educação Ambiental
Público-Alvo
  O público alvo do projeto será comunidades que apresentarem maior número de focos de queimadas. Também será abordado o tema na Universidade.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Os cartazes serão impressos em gráfica a qual será escolhida após a aprovação do projeto. A palestra será elaborada em power point.
«« Voltar